Opinião: "Luz Oculta" de Joanne Harris

Foi uma delícia voltar à escrita desta autora. E às suas histórias! Já tinha saudades.

Este é um livro muito ao género do Chocolate ou Sapatos de Rebuçado, pois enquadra, numa história mais contemporânea, alguns toques de magia. Mas, atenção, a semelhança termina aí, já que este Luz Oculta é uma história com mais impacto social do que fantasia.

A história centra-se em Bernie, uma mulher de cinquenta anos que se sente imprestável e invisível. A sofrer de agressivos sintomas derivados da menopausa, Bernie é igualmente possuidora de um poder incrível que tem mantido escondido e controlado ao longo dos anos. Confesso que adorei esta personagem tão falível e vulnerável e tão capaz de conseguir reerguer-se do fosso onde se encontrava há muito tempo. Um exemplo positivo para muitas de nós. 

É uma história brilhante, devo dizer-vos, e como mulher sei que também vão gostar imenso de conhecer Bernie. Os temas abordados são muitíssimo atuais, a misoginia, a violência contra as mulheres, as teorias da conspiração, assim como a menopausa e os dramas e tabus a ela associados.

Foi uma leitura incrível. Sei que nem todos vão gostar do salto de fé que terão de dar para acompanhar a leitura, mas façam-no. Esta autora merece e no fim compensa sempre. Recomendo!!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)