Opinião: "Uma História Partilhada" de Julia Navarro

E o que dizer sobre este livro? Bem, começo por dizer que não é um livro banal. Não é uma história de ficção, embora encerre nele histórias de heroínas de ficção. Não é autobiográfico, embora muito do que a autora escreva, é exatamente sobre a sua vida, ou melhor dizendo, sobre como certos livros, personagens, histórias a influenciaram. Não é um livro para ler de ânimo leve. É para ser lido com lápis e bloco de notas ao lado, porque muitas das referências vocês vão querer ir procurar e aprofundar. Em suma, é um dos livros mais interessantes que li deste género, uma ode ao papel das mulheres na História, sem esquecer o papel masculino, que é o que na realidade os homens sempre fizeram ao longo dos tempos, relegando o papel feminino para segundo plano.

Dito isto, fiquei curiosa sobre esta autora que escreve tão bem e nos cativa a querer saber mais sobre o tema que desenvolve. Os seus inúmeros livros publicados, que são obras de ficção com base em acontecimentos históricos, fazem agora parte da minha interminável pilha de livros para ler.

Recomendo vivamente esta leitura. Aprendemos o nosso valor enquanto Mulheres na História, e ficamos se calhar a saber coisas que nem sequer fazíamos ideia. Gostei muitíssimo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)