Opinião: "Mais Além, o Mar" de Laura Spence-Ash

O que dizer de um livro de que se gostou muito, no qual nos demorámos mais do que o normal, por não querermos que terminasse a sua leitura? O que dizer de um livro que achamos perfeito? Mais que perfeito, até? Com capa e título a condizer na perfeição com a história, com uma nova abordagem a um tema tão recorrente, com personagens tão imperfeitamente apaixonantes? Não sei mesmo o que escrever aqui.

Deixei passar algum tempo desde que o li, pois precisava que a história assentasse em mim. Precisava de "fazer o luto" às personagens que amei acompanhar, que imagino tenham continuado a sua vida para além das páginas deste livro, e se tenham tornado tão reais como eu que escrevo esta opinião e vocês que a leem.

Não há volta a dar. Esta foi uma das minhas leituras favoritas de sempre. 

Adorei o tom da escrita da autora. Mal consegui acreditar que este é o seu livro de estreia. Ela escreve com uma ponderação típica de quem já anda por cá há muito tempo. Terá sem dúvida uma alma velha, das que sabem coisas para lá do espelho, e a sua escrita assim o reflete.

As personagens que criou para contar esta história, são simplesmente magníficas. Queremos acompanhar as suas aventuras e desventuras, descobrir os seus segredos, e estar ali, lado a lado com elas, à medida que a história se vai desenrolando, tal como mais uma personagem, invisível e silenciosa.

Acho que é esse o grande segredo deste livro. O permitir, o convidar até, o leitor sonhar que faz parte desta história...

Magnífico livro, que muito me honra ter vindo morar na minha biblioteca.

Recomendo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)