Opinião: "O Clube de Leitura Antiguerra" de Annie Lyons

Este é daqueles livros que nos aquecem o coração. Passado numa época difícil para toda a gente (Londres, Segunda Guerra Mundial), o espírito de união e entre ajuda vem ao de cima, lembrando-nos de como o mundo funciona melhor se nos unirmos e nos colocarmos no lugar do próximo.

É mais uma história sobre essa época terrível, a Segunda Guerra Mundial. A ação desenrola-se nos subúrbios de Londres, e centra-se numa pequena comunidade cujas vidas vão ser interrompidas e afetadas pela guerra. No entanto desenganem-se se pensam que é um livro pesado e duro de ler. Não. A abordagem que a autora faz ao tema é refrescante. Apesar de por vezes triste, como não podia deixar de o ser, é acompanhado com um sentimento de esperança e força, pelo que se torna uma leitura bastante reconfortante.

Lágrimas foram vertidas, não o nego, mas pela pela humanidade e generosidade das personagens. Como vos disse no início, é uma leitura que nos aquece o coração. 

Para além disso, acaba por ser um livro que nos fala sobre livros e sobre o poder da leitura como arma para ultrapassar momentos difíceis. Adorei todas as referências a livros, não fosse afinal de contas, uma livraria como o centro de toda a ação.

É uma leitura que recomendo com todo o meu coração literário.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)