Dicas para ler mais



Sou, o que algumas editoras gostam de definir como “leitora agressiva” (não, não ando por aí a bater nas pessoas com livros! lol). Leio bastantes livros por ano e interessa-me tudo o que diz respeito a livros e leituras.
Muita gente me pergunta como consigo ler tanto? Onde arranjo tempo? Como faço?
Aqui ficam algumas dicas.
(Se tiverem mais algumas que queiram partilhar, comentem, que eu depois edito o post para as acrescentar com o devido crédito.)

Leia sempre que puder
Isto que dizer em todo o lado!!
Na fila do supermercado, nos semáforos mais demorados, na casa-de-banho, antes de dormir, no autocarro, enquanto mexe o arroz doce, enfim, em todo e qualquer lugar. Nem que leia apenas uma página, já valeu a pena!

Mantenha um registo actualizado dos livros lidos
Isso aumenta a sua auto-estima enquanto leitor e faz com que tente melhorar sempre a sua média, aumentando o n.º de livros lidos de um ano para o outro, por exemplo.

Leia apenas os livros que são do seu interesse
Não perca tempo com um livro que não lhe esteja a agradar. Concordo que por vezes há surpresas, e um livro que aparentemente não nos está a prender pode dar uma reviravolta e se tornar num dos melhores do ano, mas por norma, se um livro chega ao fim do 2º capítulo e continua a não agradar, desista. Não perca tempo. Há muito mais para ler.

Vá variando o tipo de livros que lê
Embora às vezes seja complicado, tento seguir sempre esta norma. De um policial passo para um romance, depois para um mais histórico, e depois para outro mais divertido.
Também convém alternar os locais onde se passa a acção pois sempre se “viaja” mais um pouco.

Visite livrarias, bibliotecas e blogues de leitura
Mantenha-se sempre a par das novidades de cada editora e mesmo sem comprar visite as suas livrarias preferidas.
A blogosfera é também um óptimo meio para trocar opiniões sobre livros. Confesso que já evitei algumas leituras depois de conferir opiniões de leitores que têm os mesmos gostos que eu.


Acima de tudo, DIVIRTA-SE, viaje e SONHE!
Tudo isso é possível com um simples livro.

Boas leituras!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)