Ler... Taras e manias

Cada leitor tem os seus hábitos, os seus vícios, os seus tiques.
Eu por exemplo adoro o cheiro a livros novos e para mim estrear um livro é quase mágico.
Também adoro comer enquanto leio, mas na maioria das vezes tenho de contrariar essa vontade. Às vezes lá cedo à tentação e então se forem m&m's é a loucura total! lol
Gosto muito de marcadores artesanais, mas frequentemente dou por mim a utilizar um qualquer papel, o que estiver mais à mão, e é sempre esse que me serve até ao fim do livro. Já dei por mim a usar receitas, recadinhos do meu filhote, envelopes velhos.
Escrevo sempre a minha opinião sobre o livro, mas não gosto de falar muito sobre a história. Para isso existe a sinopse!
Ando com um livro sempre dentro da mala e pego nele em todas as hipóteses, por mais curtas que sejam. (Inclusivé nos semáforos!)

Estas são apenas algumas das minhas manias de leitora.
E as vossas? Quais são?

17 comentários:

Prazer da Leitura on 6/9/10 disse...

Leio em todo o lado. Enquanto faço refeições, passeio, na casa de banho, sentada no chão do meu quarto, a comer, sei lá.
Também tenho o meu livro sempre á mão, pois qualquer bocadinho serve para ler, nem que seja só uma página.
Não tenho muito jeito para escrever as opiniões dos livros que leio, é dificil escrever o que se sente. :)
Faço o que posso...o importante é o meu gosto pela leitura!

Bruna

http://omeudiariodaleitura.blogspot.com/

Neptuno_avista on 6/9/10 disse...

Olá! Eu também ando sempre com um livro para onde quer que vá, adoro ler enquanto ando de comboio (que é quase todos os dias). Por vezes leio na casa de banho, gosto de ter os marcadores próprios do livro que estou a ler, embora a maioria das vezes isso seja impossível. Adoro reler os livros que mais me marcaram e reler as passagens de que mais gostei no livro que acabei de ler... E faço colecção de marcadores. :) Não gosto de escrever nos livros, tenho uma certa dificuldade em esprestá-los, e tenho dificuldades em deixar um livro por ler que já tenha começado, mesmo que não esteja a gostar. Até agora só o consegui fazer 2 vezes... Txiii, tantas manias :P

Beijinhos

Ana C. Nunes on 6/9/10 disse...

Uma das minha manias é fazer colecção de marcadores de livros. Tenho uma pilha deles e não me canso de adicionar à colecção. Adoro especialmente ter marcadores a condizerem com os livros que leio. Deliro!
Outra coisa é que adoro livros velhos (sem capa, a caírem aos pedaços, etc, mas odeio quando me estragam os meus livros. A sério, apetece-me chorar! Por isso é que prefiro nem emprestar livros. E claro, quando tenho algum livro emprestado em casa, trato-o como uma preciosidade e nunca o estrago.
Outra mania que ganhei há menos de um ano é escrever, a lápis, na primeira folha de cada livro, a data em que o comprei/recebi, o meu nome e o preço ou o nome de quem me ofereceu. Gosto de recordar estes detalhes quando pego no livro algum tempo depois. Mas no resto do livro não rabisco uma linha. Não consigo fazer isso, nem dobrar cantos às folhas.

No caso das opiniões, sou igualzinha )ou pelo menos tento ser). Gosto de opinar sobre a histórias, as personagens e a escrita, mas tento nunca "contar" nada, pois além de poder estragar a festa a quem ainda não leu os livros, as sinopses servem para isso mesmo.

E isto é só nomear algumas "manias". Quanto mais leio, mas delas tenho. XD

Andreia on 6/9/10 disse...

Eu tb ando sempre com o livro atrás, sempre que há um bocadinho la estou a pegar nele... Comida depende, depende da fome, mas um copinho de leite kentinho vai sempre bem... e para marcar uso marcadores, aliás faço colecção deles...

Beijinhs****

Manuela on 7/9/10 disse...

Gosto de cheirar os livros novos. Gosto de usar sempre o mesmo marcador. Não gosto de livros riscados, estragados, com as folhas dobradas. Gosto de reler várias vezes o mesmo trecho. Não gosto muito de emprestar os meus livros. Gosto de receber como prenda, livros. Todos os meus livros têm o meu nome, local e data em que o acabei de ler e sempre que possível o preço.

Vera on 7/9/10 disse...

Tenho algumas manias que passam por não resistir a um livro com uma capa bonita e uma tentadora sinopse. E quando se junta aquele maravilhoso cheirinho a novo (que também aprecio em carros), é demais. Depois, coleciono marcadores mas apenas os diferentes ou muito bonitos. Da Turquia tenho uns que são tapeçaria - Tapetes pequeninos.
Estimo os livros e tenho dificuldade em separar-me deles, principalmente quando a história é excelente. Acho que ninguém a aprecia tanto quanto eu.
Por fim, ando com uma pequena malinha com a dimensão dos livros que me acompanha para qualquer lado e leio quando tenho alguma pausa. Mas, nãop leio enquanto como ou mesmo na casa de banho.

krasiva on 7/9/10 disse...

Não, não ando com livros para todo o lado...detesto andar carregada. Só levo livros comigo quando sei que vou ler. Não gosto de ler nos transportes públicos porque acho sempre que não estou concentrada como o livro merece. Não gosto de deixar capítulos a meio. Os meus marcadores são qualquer coisa que apareça à mão e adoro um site sobre coisas que se acham dentro de livros (que perdi o link:/). Adoro o cheiro a livros e andar a deambular por livrarias. Não costumo tirar o preço aos livros para daqui a muitos anos poder ver como era baratinhos ou antigos. Compro grande parte dos livros por impulso porque costuma-me dar uns repentinos desejos de livros novos.

Paulinha on 7/9/10 disse...

Ando sempre com um livro dentro da mala. Assim, sempre que possa, leio mais um pouco.
Leio na casa-de-banho, depois de almoçar, e em qualquer outro sitio!
adoro livros novos, e com capas que me fascinem.
Adorava ter mais marcadores de livros mas n sei porquê os que compro nunca trazem um.
Estimo muito os livros. Não me importo de emprestar livros desde que os tratem bem e não os estraguem.
Adoro comprar livros (novos ou usados).

Beijinhos

Paulinha on 7/9/10 disse...

Ando sempre com um livro dentro da mala. Assim, sempre que possa, leio mais um pouco.
Leio na casa-de-banho, depois de almoçar, e em qualquer outro sitio!
adoro livros novos, e com capas que me fascinem.
Adorava ter mais marcadores de livros mas n sei porquê os que compro nunca trazem um.
Estimo muito os livros. Não me importo de emprestar livros desde que os tratem bem e não os estraguem.
Adoro comprar livros (novos ou usados).

Beijinhos

Marta disse...

Eu adoro ler em qualquer altura, levando sempre o livro que estou a ler para todoooo o lado, mesmo quando sei que so vou 5min ao supermercado, levo-o sempre comigo para o caso de ter nem que seja um minuto para o ler. Sou muito mesquinha com eles, quando os compro verifico mil vezes se nao está com algum defeito e enquanto o leio tenho sempre o cuidado para nao deixar marcas. Adoro ler deitada na cama, em silêncio... tenho uma colecção enorme de marcadores. Adorava conseguir ler nos transportes mas enjoo infelizmente!

Elphaba J. on 7/9/10 disse...

Os livros são para mim uma paixão. Gosto de aproveitar todos os tempos mortos para ler, ainda assim sinto sempre que nem todo o tempo disponível é o suficiente. A minha prenda favorita é claro, um livro (ou vários =)!

Leio em quase todo o lado menos no carro (já me bateram por estarem a ler risos…), mas como ando bastante de transportes tenho sorte ;)

Prefiro livros novos ou “antiguidades” de família (o meu bisavô deixou-me verdadeiras relíquias), mas sou extremamente possessiva! Chego a oferecer livros para não ter de emprestar livros!

Colecciono separadores e só utilizo os repetidos, tenho muito cuidado com as minhas estantes e não gosto de os dispor em prateleiras simples. Guardo sempre as sagas e colecções por ordem e ando a tentar organizar alfabeticamente (a tentar…!)

Marta on 7/9/10 disse...

Um selinho para aquecer espera por ti no chuva de livros.
beijinho e boas leituras

cris on 7/9/10 disse...

tenho a mania de colocar uma pequena folha presa por um clip e, conforma vou lendo, vou apontando as páginas do livro onde têm frases que gosto e tb de apontar ideias conforme vou lendo...Manias!!! bjs
Cristina
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

Paula on 7/9/10 disse...

Tenho sempre um livro na mala, uso um marcador, mas também dobro os cantos do livro não vá o marcador cair ahahah
Sempre que começo um livro novo, as minhas filhas têm por hábito fazer um desenho para eu colocar dentro. Se apanho um foto solta, também lá coloco, assim passado um tempinho quando abro novamente está repleto de pequenos tesouros :)

Fernanda passa lá no destante para dares uma vista de olhos no novo blogue onde participo ;)
http://destante.blogspot.com/

tonsdeazul on 9/9/10 disse...

Leio em qualquer lado e quase sempre uso o mesmo marcador, que é um com o "Batman". :p Não costumo comer, mas gosto de ter uma chávena de chá por perto. Também costumo andar com um livro na mala para as ocasiões. Ah! E adoro sublinhar os livros, por isso ando sempre com um lápis atrás.

E só uma pequena correcção Fernanda, não leves a mal, com certeza que querias escrever "adoro ler enquanto como" e não "comer enquanto como". ;)

Boas leituras!

Marta on 9/9/10 disse...

Bem, ler no semaforo... Agora percebo como consegues devorar tantos livrinhos... Beijinhos

°•·.๓คятค on 12/10/10 disse...

Adoro livros! Velhos, novos, usados, mal-estimados, enfim...
Ñ como qdo estou a ler. Ñ risco, nem dobro c intenção! Tenho milhentos marcadores, e faço os meus próprios (qualquer dia disponibilizo no meu blog p imprimir). Sou mto comichosa c os meus livros, e custa-me um pco emprestar, vender ou dar (os meus). Mas gosto mto de saber q as pessoas gostam de ler! Ando sempre c um no carro p o caso de alguma espera e às xs lá vai outro na mala. Gosto de os assinar e colocar a data em q os comprei, e ponho a etiqueta do preço (qdo tem) numa orelha. Ñ gosto de desistir de um livro, e até agora ñ me lembro de o ter feito (tirando os da escola/faculdade =P). Gosto de escrever a minha opinião sobre o q li, mas há alturas q é dificil... =S
E claro, p mim tb é das melhores prendas q posso receber!

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)