"O Ano do Nevoeiro" de Michelle Richmond

Um bom livro para mim é quando a sua leitura nos provoca emoções intensas. Quer sejam de revolta, frustração, tristeza, quer sejam de alegria, júbilo ou contentamento. Este é sem dúvida um desses casos: um livro intenso escrito de uma forma sublime.
A história só por si já nos conquista, e eu como mãe ainda mais afectada me senti pelo acontecimento que dá origem a toda uma maratona, o desaparecimento de uma menina. Terá sido raptada? Terá sido levada pelas ondas naquela manhã de nevoeiro? De que se lembra Abby, a namorada do pai com quem a menina passeava na praia? Que detalhes se escondem nas pregas da memória?
Este livro é todo ele um verdadeiro ensaio sobre o tema. A memória. "Uma vida sem memória é uma vida sem sentido." Talvez por essa razão tentamos guardar certos momentos, certos pormenores. Talvez por essa razão serão algumas fotografias tão importantes para nós. 
Abby é uma fotógrafa profissional. O trabalho dela é exactamente captar momentos significativos, casamentos, baptizados e outras ocasiões festivas do género. Também o faz por gosto, transformando em arte cada fotografia que tira. E talvez seja o que faz na vida a razão que a leva a encetar uma batalha imensurável contra as partidas que a memória nos prega e a percorrer um caminho extraordinário para tentar descobrir Emma. Será que o consegue?
Foi uma leitura absolutamente intensa.

Uma história difícil com um desfecho surpreendente. Em suma, um livro extraordinário que recomendo.

Sinopse:
Uma mulher e uma criança passeiam na praia, numa fria manhã de Verão. O nevoeiro é tão denso que a visibilidade não ultrapassa alguns metros. A criança, irrequieta, solta-se por momentos da mão da mulher e não volta a ser vista. Fazem-se repetidas buscas, mas decorrem dias, semanas, meses e não se encontra rasto da menina desaparecida. Uma história pungente, escrita da perspectiva de uma mulher que, por uma desatenção de segundos, se torna responsável pelo desaparecimento da filha do homem que ama. 


Sobre a autora:
Michelle Richmond é uma escritora e ensaísta americana. Nasceu em Demopolis, Alabama, nos Estados Unidos da América. Já anteriormente premiada, como autora de ficção, O Ano do Nevoeiro é o seu segundo romance e foi, em 2007, um bestseller dos mais importantes jornais americanos.

Citações de Imprensa:

  • «Recomendado para todos os fãs de autores como Judi Picoult e Jacquelyn Mitchard.» Library Journal
  • «Maravilhoso… fascinante.» San Francisco Chronicle
  • «Uma obra que explora com graciosidade a natureza da memória e da percepção… uma leitura compulsiva, de pendor filosófico, muito próxima do bestseller de Jacquelyn Mitchard Profundo como o Mar.» Booklist
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)