Ler... Para quê?


Para estimular o nosso cérebro
Temos ouvido falar de estudos que comprovam que mantermo-nos mentalmente ativos pode atrasar ou até talvez evitar a doença de Alzheimer ou demência, uma vez que ao manter o nosso cérebro ativo previne o seu envelhecimento precoce. Tal como qualquer outro músculo no nosso corpo, o cérebro precisa de exercício para se manter forte e saudável. Para um cérebro musculado, ler é uma boa opção!

Para obter bytes e bytes de conhecimento
Tudo o que lemos enche o nosso cérebro com bytes de informação a qual nunca saberemos quando nos poderá vir a ser útil. Quanto mais conhecimento possuímos, mais bem equipados estaremos para enfrentar qualquer desafio que nos surja no dia-a-dia. Ler é saber!

Para desenvolver o nosso vocabulário
Quanto mais lemos, mais palavras novas aprendemos que acabam por entrar no nosso vocabulário diário. Ser bem-falante é uma mais valia para qualquer profissão, e sabermos que conseguimos falar com qualquer pessoa, dá-nos mais confiança e aumenta a nossa auto-estima. Ler ajuda-nos a crescer!

Para aumentar a nossa memória
Muitas vezes perguntam-me como é que consigo ler tanto e decorar tanta coisa, mas a verdade é que é uma questão de hábito, o tal exercício de que falei no ponto 1. Quando lemos, temos de nos lembrar de uma quantidade enorme de personagens, as suas histórias, as suas personalidades, ambições, motivos, para além do enredo em que se encontram e que por vezes não é assim tão linear. É realmente muita coisa para reter, mas o cérebro é uma coisa maravilhosa e conseguimos lembrar as informações à medida que precisamos delas. Está mesmo tudo muito bem organizadinho! Ler mantém a memória arrumada.

Para melhorar o nosso pensamento analítico
Já vos aconteceu ler um policial e resolver o crime antes de terminar o livro? De certeza que sim. Pois fiquem sabendo, que quando isso acontece o nosso pensamento analítico foi posto em ação, tomando nota dos detalhes fornecidos e organizando-os de forma a chegar à conclusão correta. A mesma habilidade mostra-se sem dúvida muito útil para o nosso trabalho, ou outras questões do dia a dia. Ler ajuda-nos a pensarmos melhor!

Para termos uma concentração apurada
Neste mundo em que vivemos, a nossa atenção é diariamente puxada e empurrada em milhentas direções diferentes. Tornámo-nos em seres multifuncionais (como as impressoras, lol!). Conseguimos efetuar 4 ou 5 tarefas simultaneamente, como verificar o email, conversar com alguém por sms ou chat , ir ao facebook e interagir com alguém que está mesmo à nossa frente. Mas na realidade, este tipo de comportamento, apesar de tão corriqueiro nos nossos dias, provoca um aumento dos níveis de stress e diminui a nossa produtividade.
Quando lemos um livro a nossa atenção está unicamente focada na história (eu por acaso nem gosto de ouvir música quando leio). O resto do mundo desaparece e mergulhamos no mundo que temos na mão. Experimentem ler durante 15 ou 20 minutos antes de ir trabalhar e de certeza que irão ficar surpreendidos com o aumento da capacidade de concentração. Ler ajuda à concentração!

Para nos ajudar a escrever melhor
Tal como no ponto 3, ler também nos ajudar a escrever melhor. Estar frequentemente exposto a um trabalho bem escrito tem um efeito notório na escrita de uma pessoa, uma vez que ao ler absorvemos a cadência, a fluidez e os diversos estilos que os autores utilizam. Ler, sem dúvida, que nos ajuda a escrever melhor!

Para reduzir os níveis de stress
Não importa o quão somos afetados por situações de stress no trabalho ou na nossa vida pessoal e familiar. O stress desaparece do nosso sistema no momento exato em que nos perdemos na leitura de uma bom livro. Uma história bem escrita pode transportar-nos para outros lugares e até mesmo um bom artigo de jornal, nos distrairá momentaneamente diminuindo  as tensões e permitindo-nos relaxar. Para o stress, não há dúvida, ler é a solução!

Para nos entretermos
Esta é uma das melhores razões  para ler. Não consigo imaginar outro hobbie que me dê tanto prazer como ler. É um entretenimento completo: viajamos sem sair do lugar, conhecemos outras pessoas, mentalidades, personalidades, acontecimentos. E a cereja em cima do bolo é depois podermos comentar o livro com amigos e até discutir o tema ou a história.
Ler, não há dúvida, é o melhor entretenimento!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)