Um livro especial: "A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado" de Paulo Condessa (opinião)

Sempre gostei de ler em voz alta, de contar histórias, e ouvir histórias contadas.
Quando fui mãe, tive a oportunidade mágica de contar e recontar, encantar e ajudar a sonhar o meu pequenote. Levei-o também a ouvir histórias contadas por outros, em bibliotecas e livrarias. Mas o meu pequenote cresceu. E com ele se perdeu a oportunidade de ler em voz alta e contar histórias.
Entretanto, há pouco tempo, encontrei um amigo que faz da vida isso mesmo. Conta histórias e muito mais. Segundo ele, “inventa livros, espectáculos, oficinas, recheados com sinestesias especiais porque tiram as sapatilhas literárias e calçam as literais.” Paulo Condessa "escreve como quem desenha um besouro e lê como quem ouve um brinquedo".
Ouvi-lo é realmente um prazer. É uma experiência inesquecível, que queremos sempre repetir. Ele é como um mágico das palavras que as embrulha num belo ramalhete e de onde depois extrai uma pomba. Deveras fenomenal!
Mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler algo seu. Até agora.

“A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado” é um livro perfeito para se ler em voz alta. É uma história fantástica cheia de onomatopeias e mimologia, que esconde por trás das palavras um mundo muito mais complexo do que se possa pensar. É um livro para se ler com o coração, para se sentir, e para perder medos e complexos. Um livro perfeito para ler às crianças, vezes sem conta, e aprender sempre um pouco mais em cada leitura.


As ilustrações de Ema Gaspar que acompanham a história deste livro, são perfeitas! Ajudam-nos a mandar as palavras às favas e a fazer o pino. Os meus sinceros parabéns à ilustradora.
Ao Paulo Condessa resta-me dizer-lhe que aguardo por uma oportunidade para o ver e ouvir, talvez a ler “A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado”. :) Ouvi dizer que faz umas apresentações fabulosas!

Sobre o autor:
Paulo Condessa nasceu em Lisboa em 1961. Andou perdido muito tempo mas anda a encontrar-se para poder voltar a perder-se.
Escritor, leitor, professor, aluno, performer, espectador. Ex-publicitário, atual escritor poeta e tal. Futuro ex-adolescente, futuro ex-criança. Maduro (mais ou menos).
Formado em Ciências da Comunicação, deformado por uma mente demasiado vivaz e re-formado por auto-recriação, percorreu cursos, pós-graduações, workshops e palestras e pessoas relativas às mais diversas áreas.

Para quaisquer contactos com o autor, inclusive para a aquisição do livro, queiram utilizar o seu mail (paulocondessa@gmail.com).

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)