"Regresso a Mandalay" de Rosanna Ley (opinião)

Já ouviram dizer que ler é viajar? Pois este livro é um bom exemplo disso mesmo.
Rosanna Ley conseguiu colocar em palavras a beleza e a aura mágica de Myanmar, antiga Birmânia. E fê-lo não só na atualidade, como no período do final da monarquia (finais do séx. XIX).

A autora, que não conhecia, é uma excelente contadora de histórias, pelo que me prendeu à leitura com afinco. Saltitando entre épocas, ela conta-nos uma história lindíssima que ultrapassa gerações e continentes, e ajuda uma família a recompor-se após anos de exclusão. 

Conseguiu, entretanto, incluir um segundo tema, o comércio de antiguidades, e dar-lhe um toque de mistério no qual as personagens principais vão ter um papel preponderante.

Falando das personagens, adorei conhecê-las. Todas elas. Têm todas o seu lugar no enredo, e contribuem com algo precioso para o equilíbrio desta história. São personagens quase reais, falíveis como todos nós, mas que conseguem evoluir à medida que a história avança. Achei, por exemplo, extremamente interessante que Eva, a personagem principal, uma jovem um tanto ou quanto apagada, acabe por se transformar ao chegar àquele país estrangeiro. Tal como nós, quando de visita a um lugar que nos é estranho, não? Parece que nos libertamos da carapaça dura que nos cobre todos os dias.

Adorava visitar Myanmar, pois apaixonei-me pelas flores, pelos aromas, pela cultura, e pelas suas gentes, tão humildes e tão generosas, e visitar os seus templos respirando aquele ar de magia intemporal..

Mas infelizmente, este país tão belo  ainda sofre. A repressão política e os abusos contra os direitos humanos durante quase 50 anos deixaram mazelas, e o processo de paz e liberalização ainda não está terminado. Esperemos que continuem a caminhar no bom sentido.

Foi o primeiro livro que li desta autora. Espero sinceramente que não seja o último!
Adorei!

Para mais informações sobre o livro ou sobre a autora, podem espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Porto Editora.

1 comentários:

Carolina on 7/4/16 disse...

Eu já li o livro e fiquei bastante impressionada!!! A autora tem uma forma de escrever que nos prende à história, para além de descrever as paisagens e as personagens maravilhosamente (lembra-me a Elizabeth Adler)!!!

Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
Até lá!!
http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Será o final de Chocolate? Tire as suas dúvidas.

Provavelmente o melhor livro do ano!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

Uma leitura magnífica.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)