"Isabel II - Uma Vida, Um Reino" de Marc Roche (opinião)

Depois de há uns tempos ter conhecido a história da Rainha Vitória ("Rainhas Malditas" de Cristina Morató) tinha alguma curiosidade em conhecer um pouco mais desta sua descendente, uma rainha tão icónica que à semelhança da sua trisavó, já completou os 64 anos de reinado.

Com a simpática idade de 90 anos, esta rainha tem acompanhado as diversas transformações que a Europa tem sofrido ao longo destes dois séculos. Fez parte do esforço de guerra (II Guerra Mundial) como motorista do Auxiliary Territorial Service, e apenas com 25 anos, já casada e mãe de dois filhos, foi coroada - em 1952. Tem tem sido um exemplo de perseverança e dignidade. 

Enquanto rainha, atravessou várias guerras e conflitos envolvendo alguns dos seus reinos, e tem lidado com os diversos governos de forma irrepreensível. Uma coisa é certa, lutou e há de lutar sempre pela manutenção e pela dignidade da monarquia no Reino Unido, apesar de quaisquer dificuldades que lhe lancem para o colo, incluindo as crises dentro da própria família, que finalmente agora com o seu neto Guilherme e a esposa Kate, parecem ter ficado para trás.

Gostei imenso de conhecer esta rainha dos nossos dias pela mão de um autor que não é seu súbdito, Marc Roche, um jornalista belga, correspondente do jornal Le Monde em Londres desde 1985, e colaborador em diversos jornais ingleses, perito em finanças e monarquia. 

Marc teve a oportunidade de privar com a Rainha por duas ou três vezes, algo raro para um jornalista, e que demonstra claramente que possui uma boa reputação junto da rainha.

Este livro é uma apresentação muito bem documentada de Isabel II, sendo que o autor conseguiu, a meu ver, efetuar um retrato excecional desta rainha que, apesar de nunca o ter afirmado, trocava de bom grado o real pelo rural.

Um livro excelente que recomendo sem hesitações.

Deixo-vos alguma fotos que apesar de não constarem no livro (constam outras, também elas interessantes) me parecem lindíssimas, julgo que da fotógrafa Annie Leibovitz.

Carlos, o filho, a Rainha, o bisneto Jorge e o neto Guilherme. 
A Rainha.
A Rainha e a sua irmã Margarida.
A Rainha.

0 comentários:

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

O livro sensação de 2017!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)