"A Vida Secreta das Árvores" de Peter Wohlleben (opinião)

Sempre achei que, como seres vivos, as plantas poderiam reagir a determinados estímulos, como uma palavra carinhosa ou uma música relaxante. Falo com as minhas flores e plantas, alimento-as não só de substrato e água, como de amor. Mas nunca imaginei que este meu ritual, quase místico, fosse ínfimo, relativamente à interação que as plantas e árvores têm entre si.
Este fantástico livro de Peter Wohlleben mostra-nos como as nossas florestas estão "vivas", como se interconectam, como interagem, e como, na realidade, comunicam.

Logo após a leitura dos primeiros capítulos, apercebi-me de como sou ignorante sobre este mundo desconhecido das árvores. Elas têm a capacidade de aprender, contar e lembrar; Elas comunicam entre si para alertar de algum perigo; Elas são excelentes mães, alimentando e ajudando os seus filhos a crescerem fortes e equilibrados; Elas ajudam os seus vizinhos que se encontram doentes ou em dificuldades. Parece-me que as árvores têm muito mais para nós dar do que apenas sombra, madeira ou ar puro. Elas são seres sociais, e um exemplo fenomenal de como uma vida saudável em sociedade é essencial para a sobrevivência.



Uma curiosidade incrível que os cientistas descobriram, é que as árvores já utilizam há muitos séculos a WWW, sim, algo simular à nossa World Wide Web: a Wood Wide Web. :) Não é uma piada, é mesmo verdade. Elas comunicam entre si através de uma rede fúngica do subsolo, onde as suas raízes se estendem por quilómetros. Fabuloso, não?


Peter Wohlleben, um engenheiro florestal que dedicou a sua vida ao estudo das árvores, abre-nos a porta para um mundo desconhecido e maravilhoso, e conta-nos incríveis histórias sobre árvores e florestas. Mal posso esperar por uma próxima visita a uma floresta. Certamente vou olhar para as árvores de forma diferente. ;)


Para mais informações, podem espreitar a página do livro no site da Pergaminho»aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)