"O Livro de Aron" de Jim Shepard (opinião)

Andei a adiar esta leitura durante algum tempo. Porquê? Simplesmente porque, apesar de ser um tema que gosto de aprofundar, tudo o que vem acontecendo por essa Europa fora me tem feito fugir para livros que me levem para longe da realidade. E “O Livro de Aron” fala-nos de uma época de horrores, que apesar de temporalmente longe, está ainda tão presente nos nossos corações.

De qualquer das formas, foi ontem que decidi pegar neste pequeno livro de 170 páginas. E li-o de uma assentada só.

Aron é um miúdo judeu que vive na Varsóvia de 1939. Pequeno para os seus 9 anos, Aron tem alguns problemas de aprendizagem, o que o leva a refugiar-se nas asneiras que faz. Ele é um verdadeiro desordeiro. De tal forma que a sua família a colocou-lhe a alcunha de Sh'maya (= Deus ouve), pois ao fazer disparates, eles avisavam-no de que Deus o estava a ouvir.

Mas é a voz de Aron que ouvimos ao ler esta história.
É pela sua mão que acompanhamos o isolamento e a separação a que são expostas as famílias judias da cidade de Varsóvia. É com ele e com a sua família que lutamos contra o tifo, que mata cada vez mais conhecidos; é com ele que tentamos fugir à praga dos piolhos, à falta de higiene, à falta de comida. Mas é aí, nesse Bairro Judeu, como ficou conhecido este gueto em Varsóvia, que a sua pequenez e malandrice se revelam como uma mais valia. Aron torna-se num contrabandista para poder ajudar a sua família a sobreviver. 


Similar a tantas outras histórias sobre o Gueto de Varsóvia, contadas na primeira pessoa ou não, verídicas ou inspiradas em personagens reais, é importante que se perceba que, para mim, esta não foi apenas mais uma história sobre este tópico tão difícil da Segunda Guerra Mundial. Esta é a história de Aron. E sim, depois de terminar o livro, é a voz de Aron que permanece em mim.

Um leitura difícil mas que recomendo sem hesitações.

Para mais informações podem visitar a página do livro no site da Editorial Presença » aqui.

1 comentários:

Isaura Pereira on 29/7/16 disse...

Olá!
Quero muito ler este livro. Acho que vou gostar.
Beijinhos e boas leituras

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)