"300 Dias de Sol" de Deborah Lawrenson (opinião)

Este livro chamou-me à atenção por uma simples razão: o facto de a autora não ser portuguesa. Pareceu-me interessante ler sobre Portugal pelas mãos de uma estrangeira. Perceber um pouco do que eles vêem neste nosso pequeno jardim à beira mar plantado. E realmente, não me desiludi.

A ação decorre a sul, no Algarve, onde Joanna, uma jornalista entre empregos e a “fugir” de uma relação que não a preenchia, conhece Nathan, um jovem inglês em busca de respostas sobre o seu passado. E eis a premissa para uma aventura que saltita entre eras e se desenrola entre Lisboa e Faro.

Também adorei o livro dentro do livro. The Alliance a existir, teria sido um livro muitíssimo interessante, pois descreve Lisboa numa época mil vezes mais fascinante do que a atual e o bailado bem coreografado entre fações durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos livros que a autora se inspirou, eu também o li, “Lisboa 1939-1945 A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz” de Neill Lochery – um livro que recomendo para quem quiser conhecer um pouco mais da Lisboa desses tempos.

Novamente sobre o “300 Dias de Sol”, confesso que gostei imenso da voz da autora. Bastante lírica, mas sem pretensiosismos, ela assume-se como uma simples turista, não fazendo juízos de valor, o que por vezes é difícil para quem escreve. Apesar de nunca ter vivido em Portugal ela consegue transmitir com bastante consistência o modo de vida português, as nossas tradições e a nossa história. Apenas não estou certa que ela tenha compreendido o que é a saudade… quem ler o livro vai perceber porquê. ;)

As personagens são bastante verosímeis, tímidas de início, como qualquer pessoa num local que lhe é estranho, mas que aos poucos se vão revelando. A autora atrai facilmente o leitor para o que se vai desenvolvendo ao longo das páginas, e damos por nós a querer saber mais sobre a história de Nathan.
Quase sem darmos por isso chegamos ao fim. E fica-nos a vontade de ler mais. Espero que ela arranje forma desta história ter continuação.


Parabéns à Editorial Presença por mais esta aposta!
Ah, e adorei a capa. :)
Recomendo. Uma excelente leitura de verão!!!

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)