"Viver Sem Ti" de Jojo Moyes (opinião)


Por vezes, tenho a certeza, há personagens que saem dos livros e continuam a viver para lá da história. Nunca acharam isso? Eu sim. E pelos vistos Jojo Moyes também. :)

Li numa entrevista que ela deu a propósito deste livro que muitos dos seus leitores lhe perguntavam sobre a vida de Louise. O que era feito dela depois de... Atenção! Para quem não leu o primeiro livro (Viver Depois de Ti), é melhor não ler esta minha opinião. Pelo menos até o ler. E depois sim, pode ler à vontade a opinião e o segundo livro. É que este é daqueles que é mesmo importante que se tenha lido o primeiro, e que a história esteja fresca na sua mente! Só assim, acho eu, podemos apreciar devidamente a vida de Louise no Viver Sem Ti. Ah e preparem-se, vai ser uma viagem maravilhosa! :)

Como eu estava a escrever, acho que foi uma ótima opção, a de Jojo Moyes, em dar ouvidos a esta personagem chatinha que lhe aparecia sorrateiramente às 5h30 da manhã a pedir-lhe que escrevesse sobre ela. É que realmente a forma como o outro livro termina... bem, deixa-nos um pouco desconsolados. Com esperança, mas desconsolados, perguntando-nos a nós próprios "e se fossemos nós"? Com este novo livro, Jojo conseguiu um feito notável. Escreveu uma história inteirinha sem chover no molhado... ou seja, não andou ali à volta dos mesmos assuntos do primeiro livro, mas pegou em assuntos novos, e andou para a frente com a vida de Louise.

Embora as emoções que este livro me causou não tenham sido tão fortes como o anterior, gostei de o ler e acrescento, foi mesmo muito interessante. É o tal caso de uma personagem que vive para lá da história, e nós temos o privilégio de acompanhar esse percurso. Esta é uma das principais razões porque gostei tanto desta leitura. Mas há mais! Ver a evolução da família de Louise - a hilariante atitude feminista da mãe e o desespero do pai - e principalmente perceber como o que Will fez veio a afetar mais do que uma pessoa. Ah e claro, a grande revelação, que apesar de espetável, é adorável! E não, Louise não está grávida! lol

Mais uma leitura que me agradou imenso!! Jojo veio para ficar, na minha estante e no meu coração!

Podem espreitar a minha opinião sobre o primeiro livro » aqui.


0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)