"Mademoiselle Chanel" de C. W. Gortner (opinião)

Este é um relato maravilhoso sobre a vida de Gabrielle Chanel, mais conhecida por Coco Chanel. C.W. Gortner conseguiu escrever um romance vivido pleno de paixão, drama e beleza, sobre a vida dessa mulher, filha de uma simples costureira / remendadeira, que veio a revolucionar a moda mundial, construindo um império e tornando-se numa das personagens mais marcantes, influentes e controversas do século XX.

Acompanhamos a vida de Gabrielle desde tenra idade, quando perde a mãe para a doença e é remetida para um orfanato católico feminino. Ali, descobre a sua aptidão natural para a costura, e podemos dizer que é ali que ela constrói as bases para a sua vida. Apesar de um começo difícil e atribulado, ela consegue, através da sua persistência, muito trabalho e alguma sorte, erguer-se desse mundo de pobreza e vencer no mundo dos ricos. 

Com ela, acompanhamos a revolução na moda feminina, iniciada pela sua vontade de criar roupa mais confortável para as mulheres, levando-as a abandonar os espartilhos no início dos anos 20. Ultrapassamos duas guerras e acompanhamos as mudanças que se operam na Europa durante este século tão atribulado. 


A meu ver, C. W. Gortner conseguiu, na perfeição, captar a essência de Chanel. Não sei se a sua própria experiência na indústria da moda o terá ajudado (com certeza que sim!), mas estou certa que a sua pesquisa sobre esta personagem deu-lhe os alicerces suficientes para conseguir um feito notável para um autor: dar voz à sua personagem, que neste caso foi uma mulher real. 



Baseado em factos reais, Mademoiselle Chanel é um livro que recomendo para quem gosta de romances históricos, mas também para quem tem curiosidade sobre esta figura, Coco Chanel, ou simplesmente para quem gosta de aprender algo mais sobre um dos séculos mais interessantes da história da Europa - o Séc. XX.

Uma coisa é certa... não se vão aborrecer ao ler este livro. Tem um pouco de tudo: paixão, amizade, drama, tragédia, Romanov e nazis! Receita infalível, não concordam? E C. W. Gortner soube cozinhá-la muitíssimo bem. :)
Recomendo sem hesitações.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)