"Sissi - Coragem até ao Fim" de Allison Pataki

Quase sem dar por isso, virei fã de biografias. Principalmente de mulheres fortes, inesquecíveis, que deixaram a sua marca na época em que viveram. Que melhor livro dar seguimento a esta minha nova paixão senão com a história de Sissi?

Li há coisa de um ano o livro "Rainhas Malditas" de Cristina Morató que muito apreciei e que abordava a vida desta rainha. Apesar do livro não ser exclusivo sobre Sissi (sim, ela teve de dividir as atenções com a Rainha Vitória, a Maria Antonieta, a Alexandra Romanov, entre outras), foi na verdade uma boa introdução para este livro.
Foi, por isso, com grande prazer que encetei esta leitura.

Lembro-me bem da Sissi da minha infância, quando Romy Schneider a encarnou numa trilogia cinematográfica que preencheu os sonhos de muitas meninas. Maravilhoso foi poder agora continuar a descobrir mais sobre a vida da Imperatriz, as suas aventuras e desventuras, e acima de tudo como ela era, o que sofreu, o que sentiu e como viveu. Nesse aspeto, acho que Allison Pataki conseguiu capturar a essência de Sissi, e partilhá-la de forma maravilhosa connosco. Adorei. 

A verdadeira Sissi à esq. / Romy Shneider no papel de Sissi à dta.
A autora criou realmente um relato épico sobre a vida da Imperatriz Isabel da Áustria e dos que a rodearam. Personagens como o seu filho Rudolfo, ou o seu primo o Rei Louco Luís II da Baviera, têm também lugar nesta história, pois eles mesmo são parte da História da Europa, que serve como pano de fundo à vida de Sissi.

Os costumes, assim como os locais têm um lugar de destaque neste livro, por isso foi fácil de viajar com as descrições da autora. Também gostei imenso das descrições sobre a roupa e os penteados da época, e principalmente de Sissi, que tinha um cabelo que lhe chegava aos pés. 

Gostei particularmente que a autora, Allison Pataki, não cedendo à tentação de a mistificar ainda mais esta peculiar personagem, mostrou-nos um lado mais humano da imperatriz, com a sua personalidade real, por vezes egoísta e mimada, outras vezes generosa, bondosa e dedicada.


Foi uma leitura extraordinária que adorei e que recomendo sem hesitações.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)