"A Viagem do Elefante" de José Saramago (opinião)

Ler Saramago é uma aventura pois tal como todas as aventuras que merecem o nome, não é fácil. Há que encetar a leitura e levá-la avante com calma. Apreciar cada frase, cada referência, cada pitada de sarcasmo, cada pétala de humor. Sim, porque Saramago é divertido.

Para mim, no entanto, é uma leitura que convém ser o mais seguida possível. Pela forma como ele escreve, que afinal não é assim tão complicada, o melhor é não fazer muitos intervalos, pois cada vez que se retoma a leitura, tem de se andar um pouco para trás para não perder o fio à meada.

E realmente, adorei ler Saramago. Já o havia lido quando era adolescente (O Memorial do Convento e O Evangelho Segundo Jesus Cristo) e na altura também adorei (mais o segundo do que o primeiro). Não sei porque nunca mais li nada dele. Há o estigma pela forma diferente como ele escreve. Mas se formos a ver bem, ela até é um elogio ao leitor, pois torna-nos parte do percurso do livro, transformando-nos em algo mais do que simples leitores. Temos de nos esforçar, que trabalhar um pouco mais para que a leitura flua e a consigamos apreciar. Com Saramago somos leitores-trabalhadores. :)


Relativamente a esta viagem, adorei acompanhar Salomão e o seu cornaca nas suas aventuras e desventuras desde Lisboa até Valladolid e daí até Viena. Um livro sem dúvida fabuloso que revela uma vez mais a magia de Saramago que lhe valeu o Prémio Nobel.

«Dentro ou fora de mim, todos os dias acontece algo que me surpreende, algo que me comove, desde a possibilidade do impossível a todos os sonhos e ilusões. É essa a matéria da minha escrita, por isso escrevo e por isso me sinto tão bem a escrever aquilo que sinto.»
in ABC, Madrid, 20 de Abril de 1989

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)