"A Filha do Mercador de Seda" de Dinah Jefferies (OPINIÃO)

Por vezes precisamos de uma lufada de ar fresco nas nossas vidas, e nessas alturas não há como embarcar numa viagem rumo a terras desconhecidas. “A Filha do Mercador de Seda” pareceu-me uma boa aposta. E não me desiludi. 😊

O enredo é fascinante. A autora apresenta-nos a história de uma família francesa durante um período conturbado na Indochina francesa, mesmo no início dos anos 50, quando o Cambodja lutava pela independência dos franceses que obteve em 1953.

Nicole é uma jovem mestiça, filha de pai francês e de mãe vietnamita que morreu ao dar à luz. Nicole herdou os traços vietnamitas da mãe, ao passo que a sua irmã mais velha, Sylvie, herdou os franceses do pai. Toda a história é-nos contada pela perspetiva da jovem Nicole, que se sente um pouco baralhada relativamente à sua identidade. Por um lado, está cada vez mais atraída por aquela terra e aquele povo que sente como seus, por outro, ama profundamente a sua família, embora a façam sentir cada vez mais abandonada. A relação com o pai não é fácil e com a irmã sempre foi conturbada. E mesmo a condizer com o que se passa no interior de Nicole, a terra que considera como sua está igualmente a passar por tempos difíceis. O povo, farto do domínio francês, começa a juntar-se aos rebeldes e a guerra afinal não está tão longe quanto aparentava. Nicole terá de fazer várias escolhas ao longo desta narrativa e nem todas serão as mais acertadas.

A escrita da autora proporciona uma leitura deveras cativante. Quase conseguimos captar os aromas dos locais descritos, apreciar as cores das flores e da natureza, assim como sentir o toque da seda nas nossas mãos. Dinah Jeffries é sem dúvida uma excelente contadora de histórias e “A Filha do Mercador de Seda” revelou-se um livro encantador que me conquistou e que recomendo. Uma viagem maravilhosa por uma terra que não conhecia e que tanto tem para partilhar.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)