"As Raparigas Perdidas" de Simone St. James (OPINIÃO)

Este é um livro muito bem construído. Não sei como é com vocês, mas a mim agrada-me a organização, a clareza de um enredo, a boa construção de uma história. É sempre algo que condiciona a minha opinião, confesso. Por vezes uma história até é boa e as personagens cativantes, mas se não está bem construído, o livro acaba por me dececionar um pouco, o que não aconteceu com "As Raparigas Perdidas", pois fiquei agradavelmente surpreendida. Talvez o facto da autora ter trabalhado em televisão durante 20 anos tenha alguma coisa a ver com isso, não sei. Sei é que gostei muito desta história.

Como eu também tanto aprecio, temos uma história dentro de outra história, e ainda há mais uma dentro dessa, mas agora não vos vou baralhar. Tudo se passa numa pequena cidade do estado de Vermont, EUA. Há uma jornalista, que namora com um polícia, e que não consegue esquecer o assassinato da sua irmã ocorrido vinte anos antes. E depois há Idlewild Hall. Atualmente em ruínas, em meados do séc. XX um colégio de meninas algo especial. Para lá íam as raparigas que ninguém queria. Filhas ilegítimas, miúdas problemáticas, a quem era preciso dar uma educação sem grandes luxos e longe da família. As duas histórias encontram-se porque o corpo da irmã de Fiona foi encontrado nos antigos jardins desse colégio, já fechado e ao abandono nessa altura. Tudo ficaria como estava se não houvesse alguém que decidiu comprar o terreno e recuperar Idlewild Hall.

A narrativa vai saltitando entre o passado e o presente e aos poucos o fio vai-se desenrolando e vamos ficando a saber mais sobre as raparigas perdidas de Idlewild Hall, onde nem tudo era o que parecia.

Como já deu para perceber gostei imenso deste livro. Há um pouco de mistério, de investigação, de surpresas extraordinárias, e uma nota sobrenatural que adorei. Recomendo sem hesitações. Uma leitura perfeita para estes dias que começam a cheirar a outono. ;)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)