TAG Perguntas Literárias


Fui nomeada pela Marisa do blog As Faces de Marisa. E num dia de temporal, como o de hoje, não há melhor do que ler ou dissertar sobre os livros. 
Aqui fica a minha participação. Desafio quem quiser a fazer o mesmo. ;)


#1 Gostas de ler? Imenso.
#2 Qual foi o último livro que leste? Qual a tua opinião sobre ele? O último foi “A Provadora”. Adorei. É um livro extraordinário. Escreverei em breve a minha opinião aqui no blog.
#3 Com que frequência lês? Diariamente.
#4 Qual foi o último mau livro que leste? Nem me lembro. Tento escolher só livros que me interessem e que de alguma forma me garantam que são bons. Quando apanho algum mau, não persisto. Desisto.
#5 O que te faz não gostar de um livro? Estar mal escrito, com maus personagens, maus diálogos e má organização.
#6 Gostarias de ser escritora? Acho que tenho um livro dentro de mim, mas daí a ser escritora, não me parece.
#7 Um livro que influenciou a sua vida? Todos os livros me influenciam – ou aprendo com eles, ou me divertem, ou me ajudam. Não consigo destacar um em particular. Se tivesse de dizer assim de repente, diria a Bíblia.
#8 Lês literatura erótica? Não.
#9 Escreverias um romance erótico? Nunca.
#10 Qual é o teu livro e/ou série favorito? Não consigo especificar. São imensos.
#11 Escritor/a favorito/a? Tenho alguns (Colleen McCullough, Joanne Harris, Jody Picoult, Dorothy Koomson, entre outros). Não consigo especificar.
#12 Género literário favorito? Vários, entre romance, thriller, histórico – desde que sejam bons.
#13 Género literário que não lês? Fantástico e Erótico.
#14 Ficas sempre na tua zona de conforto na leitura? Tento. Mas às vezes saio e tenho boas surpresas.
#15 Livros físicos ou e-books? Físicos. Não há melhor!
#16 Onde aprendeste a ler e/ou quem te ensinou as primeiras letras? Que eu me lembre, foi a minha professora primária aos 5 anos.
#17 Os teus hábitos de leitura mudaram depois de teres o blog? Não.
#18 Livro favorito na infância? Adorava a série “Os Cinco”. Enid Blyton tem para sempre um lugar no meu coração.
#19 Personagem favorito? Tantos.
#20 Algum livro já te transportou para outro lugar? Quase sempre. São o melhor tipo de viagem!
#21 Livros que gostarias que tivessem uma sequência? Muitas vezes gostaria de saber o que aconteceu às personagens depois do livro terminar. Às vezes temos boas surpresas.
#22 Livro que não necessitava de uma sequência? Não faço ideia.
#23 Qual o teu pior hábito de leitura? Agora já não tanto, mas houve uma altura em que comia qualquer coisa sempre que lia. Acabei por conseguir quebrar o hábito, pois dava-me fome sempre que pegava num livro e apetecia-me ler sempre que comia.
#24 Quanto tempo levas a ler um livro? Depende, mas a média é uma semana. Às vezes despacho dois nesse tempo. Outras vezes demoro duas semanas para ler um. (Há que dizer que raramente leio ao fim de semana)
#25 Gostas quando um livro é adaptado ao cinema/televisão? Quase nunca quando o livro está fresco na minha memória. Há que deixar passar algum tempo. Foi o caso de “O Perfume”. Como tinham passado alguns anos gostei imenso do filme.
#26 Livro arruinado pela adaptação ao cinema? Ui, tantos. É mais fácil dizer um que tenha sido melhorado – A Livraria de Pelelope Fitzgerald. Talvez pelos autores ou pelo final alternativo. Gostei.
#27 Lês jornais ou revistas? Qual preferes? Jornal, só online, e revistas apenas a Sábado ou a Visão de tempos a tempos.
#28 Lês na cama, casa-de-banho, automóvel, autocarro, praia, jardins públicos ou cafés? Leio em todos os lugares mencionados e mais alguns.
#29 Local favorito para ler? Ao sol no inverno, dentro do carro ou enrolada no sofá.
#30 É difícil concentrares-te na leitura? Não. Entro no livro e já fui.
#31 Precisas de silêncio total para ler? Prefiro ler em silêncio, mas não preciso.
#32 Quem te transmitiu o amor pela leitura? Acho que é genético. O meu pai lia muito.
#33 Escritor/a que gostaria de entrevistar? Jodi Picoult. Mas não entrevistar. Estar à conversa, seria bem melhor.
#34 Escritor/a que daria um/a excelente amigo/a. Dorothy Koomson. Já estive com ela algumas vezes e entendemo-nos muito bem. Acho que deve ser uma pessoa fantástica.
#35 Livro que releste mais vezes? Reli muitos do Sidney Sheldon. Era um dos meus autores favoritos quando jovem adulta e como havia pouco tempo ($). ;) 
#36 Escritor/a clássico favorito/a?As irmãs Brontë
#37 Livros que deviam ser indicados na escola? Todos os que façam os miúdos começar a gostar de ler.
#38 Livros que deviam ser banidos da escola? Má literatura não ajuda ninguém.
#39 Preferes ler um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo? Experimentei recentemente ler dois livros ao mesmo tempo e correu bem. Mas continuo a preferir ler um de cada vez.
#40 Qual a tua política de empréstimo de livros? Sou um pouco melindrosa pois já tive más experiências. Mas a verdade é que dou sempre uma oportunidade aos meus amigos. 
#41 O que estás a ler? O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago.
#42 Qual será a tua próxima leitura? Tenho uma pilha TBR (To Be Read) enorme. É o que me apetecer de seguida. Talvez o novo livro de Luz Gabás.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)