Opinião: "Minha Irmã Luísa Todi" de Maria Helena Ventura

Sempre que há um livro que envolva História ligada à Música, chama-me à logo atenção, e claro, que tento lê-lo. E assim tenho encontrado algumas preciosidades e aprendido mais sobre diversas personagens da História do nosso querido Portugal, que frequentemente são desconhecidas do grande público. É o caso de Luísa Todi. Eu sabia que estava ligada à música, e que tinha sido uma pessoa importante, pois há uma avenida e até uma estátua dela em Setúbal. Mas mais nada. Com este livro de Maria Helena Ventura, ficamos a conhecer quem foi Luísa Rosa de Aguiar Todi, e na realidade quem foi a família Aguiar, tão ligados à música e ao teatro naquela época. 

Maria Helena Ventura, de quem eu ainda não tinha lido nada, é uma rigorosíssima pesquisadora histórica pelo que ler este livro foi uma incursão pela segunda metade do século XVIII, onde ficamos a conhecer as gentes e figuras mais proeminentes de Lisboa relacionadas ao Teatro e à Música, para além de acontecimentos marcantes, como o Terramoto de 1755, ou o hiato teatral de dois anos imposto por D. Maria I após a morte de D. José, ou até o facto do ciúme da rainha ter levado a que as mulheres fossem banidas dos Teatros Públicos, quer no palco quer na plateia, o que fez regredir a evolução desta arte em Portugal. Pequenas coisas, tão curiosas, que por vezes explicam o porquê de uma ou de outra situação na atualidade.

Esta leitura foi uma aventura única. A narrativa prende-se essencialmente com a vida de Luísa, pelos olhos de uma das suas irmãs, e achei muito interessante essa abordagem tão especial. Gostei imenso. E aprendi ainda mais. Fico com pena que, tal como muitos artistas portugueses, tendo uma carreira fenomenal "lá fora", a fama de Luísa não se tenha repercutido "cá dentro". 

Uma leitura interessantíssima sobre uma personagem da música lírica portuguesa que vale a pena conhecer. Recomendo.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Será o final de Chocolate? Tire as suas dúvidas.

Provavelmente o melhor livro do ano!

Um excelente thriller!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

Uma leitura magnífica.

Tirem as dúvidas. E riam-se com a loucura de Alvie Knightly!

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)