Opinião: "Uma Família Quase Normal" de Mattias Edvardsson

Peguei neste livro e foi um tiro! Não na história, mas na leitura. ;) Quase que o li todo de uma vez, não fosse a vida constantemente a  intrometer-se... Este é mesmo daqueles que nos prendem e que não queremos pousar até chegar à última página.

Mathias Edvardsson é um autor sueco que, ao contrário de muitos dos seus conterrâneos também  autores, não complica as coisas, nem tem muitas personagens, para nós, com nomes impronunciáveis. Mathias Edvardsson manteve as coisas simples, organizadas, o que para mim, num policial é imprescindível.

A história é simples. Um homem aparece morto e Stella é a principal suspeita. Narrada na primeira pessoa pelo pai de Stella, vamos sendo inteirados sobre o que aconteceu, sempre sob o ponto de vista do pai. Ficamos a saber o que ele sabe e o que está disposto a fazer para ajudar a filha.

Entretanto, a meio, a narração passa para a filha, o que nos trás mais alguns factos e perspectivas sobre o caso. É interessante perceber os seus problemas e o que a levou até este lugar. Não é fácil mudar de tom num narrativa, mas o autor consegue-o, e é realmente a voz de Stella que ouvimos na nossa mente enquanto a história continua.

A última parte do livro é narrada pela mãe. E à primeira vista, acaba por completar a informação que tem. Acabamos por perceber o que aconteceu, quem fez o quê, e o resultado do julgamento. Só que, como se diz tantas vezes neste género de livros, nem tudo o que parece é, e se fomos sendo surpreendidos pelas várias revelações dos diferentes narradores, somos surpreendidos até ao fim. E mais não posso dizer.

É um thriller fascinante que me conquistou logo nas primeiras frases. Gostei imenso da escrita de Mathias Edvardsson, simples, sem subterfúgios, mantendo o suspense ao logo da narrativa. 
Recomendo sem hesitações e espero que este professor sueco se dedique mais à escrita. ;)

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)