Opinião: "A Caçadora com Águia" de Aisholpan Nurgaiv com Liz Welch

Li primeiro o livro e vi depois o documentário. E... UAU que coisa extraordinária, a história desta miúda, desta família, deste modo de vida. Aconselho-vos a fazerem o mesmo. E se por acaso já viram o documentário, leiam o livro e voltem a vê-lo. Há pormenores que vos escaparam de certeza!

Aisholpan é uma menina de 13 anos, com um dos mais inacreditáveis sonhos -  ser como todos os homens da sua família, uma caçadora com águia. Mas esse privilégio, entre os cazaques da Mongólia, está reservado apenas aos homens, passando de pais para filhos. No entanto, o pai de Aisholpan, assim como a sua mãe, cientes que a sua filha tem um dom, aceitam quebrar a tradição.

Esta é a história de uma menina que surpreendeu tudo e todos com a sua simplicidade, força de vontade, e otimismo. Toda a gente deveria ler este livro, e ver o documentário. É um testemunho assombroso e uma verdadeira lição de vida. 

Escrito na primeira pessoa, é a voz de Aisholpan que ouvimos quando lemos. Os seus receios, o seu auto controle, a sua maneira de ser e o seu amor e respeito pela natureza, está tudo ali, à flor da pele, e por consequência em cada palavra dela.

Foi um trabalho excecionalmente bem feito, o da jornalista Liz Welch. Conseguiu captar na perfeição a jovem Aisholpan e a aventura a que se propôs. Um trabalho realmente maravilhoso. 

Foi uma leitura que adorei e sobre a qual não parei de falar. Recomendo sem hesitações.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)