Opinião: "A Cadela" de Pilar Quintana

Este pequeno livro foi uma grande surpresa. A história parece simples, mas acreditem quando eu vos digo, é tudo menos isso! É quase como se só víssemos o topo do icebergue, quando para lá da superfície da água se esconde um monstro destruidor de navios.

Damara, uma colombiana que vive na costa pacífica da Colombia, adota uma cachorrinha recém nascida, com muito poucas hipóteses de sobrevivência. A ela se dedica, devotando-lhe todo o amor e cuidados, e a cadela sobrevive. Vai crescendo junto à dona que a trata quase como uma filha, até dia que, seguindo os seus instintos naturais, a cadela foge.

Apesar de toda a ação se centrar na cadela, o que é uma nítida manobra de diversão, a verdadeira história é sobre a sua dona. Damaris carrega alguns fardos muito pesados, traumas e desgostos do passado que, sem que ela dê por isso, condicionam a sua vida e o seu casamento. E é o reflexo disso tudo que a autora insere numa história tão simples: a angústia de uma vida. 

Está escrito de uma forma absolutamente perfeita. Manipula o leitor, mostrando-lhe um por de sol magnífico, que de repente se esconde por trás de umas nuvens ameaçadoras de furacão. Adorei a personagem de Damaris. A a sua força, a sua raiva, a sua solidão e tristeza. Tudo tão bem descrito que quase sentimos nossas, as suas dores.

Quem quiser ler este livro terá de estar preparado para o que a autora promete. Ela abre-nos uma ferida, talvez já fechada ou esquecida, mas não se coíbe de a esfregar com sal. Preparem-se. Mas não deixem de ler "A Cadela".


1 comentários:

Dulce on 11/5/21 disse...

Olá
Amei o livro! E é verdade "Ela abre-nos uma ferida, talvez já fechada ou esquecida, mas se coíbe de a esfregar com sal" como eu me revi neste livro.
Agradeço pela oportunidade desta leitura.
Bjs

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)