Opinião: "Irmãs" de Sue Fortin

Este livro já tem uns dois ou três anitos, mas desde que o vi que soube que tinha que o ler. A capa é bastante apelativa (parabéns à HarperCollins!), e a temática é muitíssimo do meu agrado. Dêem-me thrillers psicológicos com relações familiares complicadas, mães, filhas, irmãs, etc, que eu papo tudo. Só que por vezes tenho uma desilusão. Foi o caso deste livro. :(

Tinha tudo para dar certo. Prometia uma boa história, personagens interessantes... mas a meu ver algo falhou. Pareceu-me estar a ler um livro escrito por uma aluna do secundário. Não só os diálogos eram terríveis, como o desenvolvimento da história e a composição das personagens falharam! Só fui até ao fim para ter a certeza do final da história, que na realidade não poderia ter sido mais previsível. Antes de chegar a meio já eu sabia quem era quem, e o que tinham feito e porquê.

O enredo estava mais do que visto. Eu sabia disso logo desde o início. Mas a autora podia ter dado a volta à questão. Só que não deu. Depois, as reações de Claire à irmã aparecem cedo demais. A autora deveria ter esperado um pouco mais antes de colocar Claire naquela posição. E já agora, todo aquele histerismo também era desnecessário. Ela transforma Claire, que supostamente era uma advogada esperta e bem sucedida, numa completa imbecil que age de forma imatura, impulsiva e irresponsável. 

Já a facilidade com que o marido de Claire se "derrete" com a Alice, quando ele era exatamente o único a estar de pé atrás perante o seu súbito aparecimento, não faz sentido. A mãe e as miúdas, sim. Agora ele? Não. E que raio de casamento é aquele? À mais pequena desconfiança ela tem a certeza que ele está a traí-la, e ele ao mais pequeno desentendimento está pronto a saltar fora. E a melhor amiga de Claire? Inicialmente era a única que estava em sintonia com a amiga sobre a irmã, mas depois vira-lhe completamente as costas? Não faz sentido! 

Talvez eu esteja a ficar demasiado exigente com um certo tipo de livros. Mas este irritou-me mesmo. Ainda por cima prometia tanto! E com uma capa tão gira... 

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)