Opinião: "A Vida Contada de A. J. Fikry" de Gabrielle Zevin

De tempos a tempos aparece um livro que me surpreende. Mesmo. Ou porque não estou à espera que seja tão bom, ou porque uma ou outra personagem é extraordinária, ou porque pura e simplesmente a história nos é contada tão vividamente que mais parece estarmos a ver um filme. Este livro picou todas as opções. :) Foi realmente uma leitura deliciosa.

Cheio de referências literárias, contém também bastantes frases e considerações que vão deixá-los com vontade de sublinhar (ou colocar mini post-its, no meu caso!). Esta é talvez a minha favorita, porque descreve tão bem o que me aconteceu com este livro, que me deu tanta alegria:

"Porque é que um livro é diferente de qualquer outro? A. J. decide que são diferentes, porque são. Temos que olhar para o interior de muitos. Temos que acreditar. Concordamos em, por vezes, ficarmos desiludidos para que possamos ficar entusiasmados de vez em quando."

Em relação a parecer que estamos a ver um filme na nossa cabeça, a explicação é simples: a autora não é mais do que uma guionista em Los Angeles. Escrever desta forma, está-lhe no sangue. E sou sincera, adorava que Hollywood pegasse neste livro e o convertesse em filme. As personagens são maravilhosas, quase acredito que as conheci pessoalmente. Adorei todos os pormenores que as tornaram verosímeis, quer fosse nas suas personalidades únicas e maneiras de ser, e até aos mais pequenos defeitos, que as tornaram tão falíveis como nós,

O tema é maravilhoso, sempre à volta dos livros, e do que eles significam para nós. Cada capítulo começa com uma recomendação literária de A. J. Firky para a filha, o que eu achei adorável. Mas para além dos livros, este pequeno livro encerra igualmente uma história de amor e sobre o ciclo da vida. E sobre a importância da amizade e daquilo que nos aumenta o coração.

É sem dúvida um livro encantador, que não me cansarei de recomendar a todos os que, como eu, necessitam dos livros para viverem felizes. Foi uma leitura que me agradou sobejamente. 

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)