Opinião: "A Última Casa em Needless Street" de Catriona Ward

Que livro!! Sabem aquele tipo de livros que assim começamos a ler, nos intriga de tal forma que não conseguimos parar? É este livro. Confesso que logo desde os primeiros capítulos percebi mais ou menos a engrenagem, mas estava longe de imaginar o final. Gostem ou não gostem, este é daqueles livros que não vão esquecer.

Faz 11 anos que desapareceu Lulu, irmã de Dee. A família, entretanto, desintegrou-se, mas Dee nunca desistiu de saber o que aconteceu naquele fatídico dia junto ao lago. As suas suspeitas caiem sobre Ted Bannerman, embora este tenha sido ilibado após investigação policial. Determinada, Dee muda-se para a casa ao lado de Ted, convencida que irá descobrir a verdade.

Ted é um homem estranho, para dizer o mínimo. Vive com a sua gata e de vez em quando tem a filha a passar algum tempo com ele. Mas na verdade, na vida de Ted, nem tudo o que parece é, e como Dee vai cruelmente descobrir, o mesmo se aplica a tudo o resto. E mais não posso dizer! 

Foi uma leitura compulsiva. A autora escreve ao ritmo de cada uma das personagens, por isso há capítulos que nos fogem à frente dos olhos, e há outros em que nos demoramos um pouco mais. O sofrimento está sempre presente, e apesar de apenas descobrimos a verdade nos últimos capítulos, o sentimento nunca nos abandona ao longo da história. É um livro que nos deixa um gosto amargo na boca. Mas não deixa de ser surpreendente. A forma como a autora captou a essência de Ted e de Dee, e no-la conseguiu transmitir tão perfeitamente, coloca-a no meu top de autores. Muito bom mesmo. Recomendo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)