Opinião: "O Passageiro Misterioso" de Louise Cavendish

Este é daqueles livros que promete e cumpre! Comecei a lê-lo, entrando devagar na história, quase ao sabor da ondulação deixada pelo barco que Jamie apanhava todos os dia para ir para o trabalho. Adorei a ideia de ir para o trabalho de barco. Não fazia ideia de que isso era possível em Londres. Deu-nos um fundo perfeito para a história se ir desenrolando.

Aos poucos, através das viagens de barco partilhadas, fiquei a conhecer as diversas personagens, a perceber as suas ligações, e aquilo que cada uma delas dava maior importância. E uma palavra se foi  destacando: dinheiro. Tudo anda à volta do quanto "vale" uma pessoa, ou seja, o que possui, o que a sua conta bancária lhe permite fazer e o status que adquire por isso. 

O tema foi muitíssimo bem escolhido, não há como o negar. Vivemos num mundo materialista. Onde somos olhados não pelo que realmente somos, mas pelo que temos. A casa onde vives, o carro que conduzes, as roupas que vestes, as viagens que fazes, os amigos que tens... Tudo isso condiciona a maneira como os outros (alguns) nos vêem. E tantas vezes acabam por nem sequer nos ver. No fundo, a autora acaba por fazer uma crítica velada à sociedade de hoje.

Voltando à história, tenho que dar os parabéns à autora, pois construiu muitíssimo bem todas as personagens. Até as de menor importância, pois mesmo essas têm um papel a desempenhar. E é no fogo lento que a história avança, quando, de repente, nos damos conta que o fogo já tomou outras proporções e que os acontecimentos começam a suceder em catadupa. 

Não posso mesmo adiantar mais sobre a história, pois não vos quero estragar a leitura. O que sei é que a partir do meio do livro, mal consegui respirar até ler a última página. São voltas e reviravoltas que nos surpreendem quando a verdade começa a vir ao de cima.

Este livro cumpriu todos os requisitos de um bom thriller: engano, inveja, traição e mentiras. Um enredo perfeito para uma mini série na Netflix. Será?

Adorei. Quero ler mais desta autora.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)