Opinião: "A Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross

Papisa Joana? Uma mulher papa? Como?
Não duvido da existência desta mulher que se tornou Papa. Temos ao longo da história, e mesmo em Portugal, casos de mulheres que, para ascenderem a posições que não lhes eram permitidas enquanto pertencentes ao género feminino, se assumiam como homens.
Então, como não colocar a hipótese de que ela existiu mesmo?
Existem imensos documentos que o provam. E procedimentos que, após o seu papado, foram implementados para evitar situações similares, como por exemplo a Prova da Cadeira. Até se encontraram moedas cunhadas com o seu nome, como era costume fazer na altura. E isto em 2018!

Para mim é como disse Vallet de Viriville, arqueólogo, historiador, arquivista e paleógrafo francês:
"Onde quer que vejais uma lenda, podeis ter certeza, se a investigardes a fundo, que encontrareis uma história".

Donna Woolfolk Cross, pegou num tema estrondoso e conseguiu uma obra maravilhosa. Li-o num ápice. E sem imaginar que parte do que lia era baseado em factos concretos, verídicos. Na Nota da Autora, no final do livro, vem a explicação. Joana, que existiu mesmo, tendo nascido em 814. Era filha de um missionário da Igreja Católica e de uma mãe anglo-saxónica. Não há grandes registos de como seria Joana na sua infância, por isso a autora romantiza um pouco a sua vida. Era certamente uma criança curiosa, sedenta de conhecimento. O que a levou mais tarde a se disfarçar como homem, podendo assim aprender mais como membro de um mosteiro. Joana transformou-se então em Iohannes Anglicus, podendo assim ascender na hierarquia católica. Aqui a autora defende-se, com provas documentais de arqueólogos e historiadores, e leva a história de Joana até ao fim.

Embora escrito de forma apaixonada, não é nem um romance, nem um livro histórico. Flutua ali entre estas duas definições. É, sem dúvida alguma, um livro que muitos deveriam ler. Mulheres que precisam de inspiração no que diz respeito a vencer na vida, e outras pessoas que talvez necessitem de saber dar mais valor ao conhecimento, e a quem luta por o conquistar.

Para mim, foi uma aventura espetacular. Adorei conhecer a Papisa Joana, e quero investigar mais sobre a sua história. Recomendo sem hesitações.

Para mais informações queiram espreitar a página do livro no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)