À Conversa com... Deepti Kapoor

Foi uma conversa bastante animada, a que tive com Deepti Kappor, autora de A Idade do Vício. 

Para quem não esteve atento, este é um livro excecional, um romance de 648 páginas que expõe a corrupção política e moral na India, que se revela cada vez mais como um país de extremos, onde os ricos são muito ricos e os pobres muito pobres. É o primeiro livro de uma trilogia, e pelo que soube, Deepi já está a escrever o segundo!


Apesar de categorizado como ficção, não pude deixar de reparar que a personagem principal (Neda Kapur) partilha com a autora, a profissão - são ambas jornalistas. Ora uma das perguntas incontornáveis, a que ela solicitamente respondeu, foi sobre isso mesmo. O quanto do que ela conta no livro coincide com a sua própria experiência. 

Deepti explicou que sim, muito do que conta foi inspirado em factos reais aos quais ela teve acesso em primeira mão. Para além disso, a sua experiência como jornalista em Nava Deli, e o facto de se considerar uma colecionadora de histórias, incluindo muitas histórias dolorosas e revoltantes, foram sem dúvida a sua principal fonte de inspiração. Mas em relação a Needa, as semelhanças terminam na profissão.

Deepti escolheu Portugal para viver. Perguntei-lhe se essa escolha se devia ao facto de se sentir mais à vontade aqui para escrever sobre temas tão sensíveis sobre o seu país natal. Respondeu que sim. Portugal dá-lhe a paz e tranquilidade que necessita para escrever. Está muito feliz com a sua vida no nosso país, e embora não domine quase nada de português, diz que vai tentar aprender.

Gostei muitíssimo conhecer esta autora, que com a sua simpatia e disponibilidade me aturou durante algum tempo na Feira do Livro. Obrigada a ela e à Lua de Papel, pela oportunidade.

Quanto ao livro, podem espreitar a minha opinião aqui. É um livro que recomendo, sem dúvida alguma.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Marcador

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Saída de Emergência

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)