À Conversa com... Deepti Kapoor

Foi uma conversa bastante animada, a que tive com Deepti Kappor, autora de A Idade do Vício. 

Para quem não esteve atento, este é um livro excecional, um romance de 648 páginas que expõe a corrupção política e moral na India, que se revela cada vez mais como um país de extremos, onde os ricos são muito ricos e os pobres muito pobres. É o primeiro livro de uma trilogia, e pelo que soube, Deepi já está a escrever o segundo!


Apesar de categorizado como ficção, não pude deixar de reparar que a personagem principal (Neda Kapur) partilha com a autora, a profissão - são ambas jornalistas. Ora uma das perguntas incontornáveis, a que ela solicitamente respondeu, foi sobre isso mesmo. O quanto do que ela conta no livro coincide com a sua própria experiência. 

Deepti explicou que sim, muito do que conta foi inspirado em factos reais aos quais ela teve acesso em primeira mão. Para além disso, a sua experiência como jornalista em Nava Deli, e o facto de se considerar uma colecionadora de histórias, incluindo muitas histórias dolorosas e revoltantes, foram sem dúvida a sua principal fonte de inspiração. Mas em relação a Needa, as semelhanças terminam na profissão.

Deepti escolheu Portugal para viver. Perguntei-lhe se essa escolha se devia ao facto de se sentir mais à vontade aqui para escrever sobre temas tão sensíveis sobre o seu país natal. Respondeu que sim. Portugal dá-lhe a paz e tranquilidade que necessita para escrever. Está muito feliz com a sua vida no nosso país, e embora não domine quase nada de português, diz que vai tentar aprender.

Gostei muitíssimo conhecer esta autora, que com a sua simpatia e disponibilidade me aturou durante algum tempo na Feira do Livro. Obrigada a ela e à Lua de Papel, pela oportunidade.

Quanto ao livro, podem espreitar a minha opinião aqui. É um livro que recomendo, sem dúvida alguma.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)