Opinião: "Todos os Amanhãs" de Mélissa da Costa

Este foi um livro que me encantou. Uma história tão intensa quanto delicada, repleta de pormenores maravilhosos, que ajudam o leitor a sobreviver à leitura. 

É a história de um luto. Um inconcebível e imprevisto acontecimento lança Amande Luzin para uma espiral de dor. Incapacitada de lidar com a vida, refugia-se numa casa na zona rural francesa, afastando-se de tudo e de todos. E é aí que vamos acompanhando a sua história e o seu lento regresso à vida.

Os primeiros meses foram cheios de escuridão. Amande tranca-se em casa, não abre janelas, mal come, e incapaz de lidar com a dor, limita-se a dormir. Depois, aos poucos, e com a ajuda de uns calendários/diários que pertenciam à antiga dona da casa, já falecida, ela começa a deixar o sol entrar. Dedica-se às coisas mais simples da vida rural, tanta do jardim, planta uma pequena horta, e regozija-se perante a vida que consegue criar. 

Através da celebração da Natureza, e ao perceber como a mesma recupera, mês após mês, do duro tempo invernoso, Amande começa também a entender que há que dar tempo para a dor, mas depois há que dar espaço para a vida se reinstalar. 

Adorei as personagens, todas bem delineadas e desenvolvidas. Todas com um propósito, e todas bem resolvidas. Todas as interações são as necessárias, as relações entre elas, sejam familiares ou de amizade, são muito importantes para o desenrolar da história. E as suas próprias histórias também.

Esta autora escreve tão bem que me conquistou logo após as primeiras páginas. Escreve com profundidade, clareza e alma. Sim, alma. Nem sempre acontece, mas por vezes conseguimos perceber quando o autor põe tudo o que tem na sua escrita, e quer-me parecer Mélissa da Costa, assim o fez. 

Muito bom. Recomendo!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Marcador

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Saída de Emergência

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)