"A História do Senhor Sommer" de Patrick Süskind

Confesso que fiquei um pouco surpresa (desiludida, talvez seja a palavra exacta) quando recebi este livrinho. Como adorei "O Perfume" do mesmo autor, contava com uma obra do género. No entanto, ao abrir o envelope deparei-me com uma coisinha minúscula, com 90 páginas e umas singelas medidas de 11x18 cm.
Mas a magia de um livro, como ficou mais que provado para mim, não está no aspecto nem nas suas dimensões. "A História do Senhor Sommer" é sem dúvida um livrinho muito especial. O narrador transporta-nos com facilidade para a sua infância e adolescência, e para os pensamentos e sentimentos tão comuns nessas idades. Trouxe-me recordações dessa forma simples de pensar e de viver a vida... e na verdade, apesar do livro se intitular "A História do Senhor Sommer" e no fundo contar apenas história do Senhor Sommer, é muito mais profunda, íntima e linda a história que nos revelam as suas linhas.
As ilustrações também são lindas!

Sinopse:
«No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.

Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador...»
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)