"A outra metade da laranja" de Joana Miranda

Sinopse:
Bárbara tem a impetuosidade das almas fortes e apaixonadas, o espírito sonhador e rebelde dos artistas, um olhar profundo, oceânico, eternamente sensível à beleza do mundo. Aparentemente, tem uma vida perfeita, um marido que a adora, dois filhos lindos, uma casa de sonho à beira-mar e uma posição prestigiada enquanto analista política numa revista da capital. Mas Bárbara sabe que o equilíbrio entre uma vida familiar harmoniosa, nos moldes mais tradicionais, e uma natureza interior ávida de novos horizontes e afectos é extremamente difícil de gerir. Optar pela liberdade e afirmação pessoais torna-se a única decisão possível e Bárbara protagoniza então uma viagem de autodescoberta profundamente enriquecedora que lhe trará uma nova maturidade, uma outra atitude perante si, os outros e a vida. Uma viagem que irá atravessar vários países - o da amizade, o da desilusão, o da renúncia, o da paixão, o do amor eterno.
Romance de estreia de Joana Miranda, A Outra Metade da Laranja é uma narrativa coesa, bem contada, que nos impressiona quer pelo interesse do enredo e das personagens quer pela fluidez, vivacidade e clareza da sua escrita. Joana Miranda é licenciada em Psicologia e tem um mestrado em Relações Interculturais. É autora de inúmeras publicações científicas.

A minha opinião:
Ao ler este livro e à medida que fui “conhecendo” Bárbara, uma frase afigurou-se-me à mente: “La donna é mobile, qual piuma al vento” (a dama é volúvel, como uma pena ao vento). E foi assim que vi Bárbara. Uma tiazinha da Costa da Caparica que nunca teve de lutar muito pelos seus objectivos e que não sabe muito bem o que fazer com a sua vida.
Não posso dizer que tenha gostado da história em si, mas confesso que até gostei da forma como está escrito. Não sei até que ponto esta escritora evoluiu após esta primeira obra, mas confesso-me curiosa em ler um livro mais recente e ver qual a evolução.

(Obrigada Semídio querida por mais esta partilha. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)