“Testemunho” de Anita Shreve

Sinopse:
Uma pequena cassete de vídeo chega às mãos do director da conceituada Academia de Avery - uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever. Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intrincada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído?


À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.

A minha opinião:
Um dos meus livros favoritos é desta mesma autora (A Praia do Destino), li, aliás, todos os livros que ela já publicou em Portugal, e embora uns me tenham cativado mais que outros, encontrei o mesmo tom, a mesma forma de escrita, um certo tom intimista e envolvente, que nos enrola na narrativa e nos faz sentir como parte da mesma.

Relativamente a este livro, e principalmente pelo tema que aborda, só posso dizer que o achei interessante e no mínimo, perturbante.
(Não há dúvida que o facto de ser mãe modificou a minha forma de ver o mundo, e quando leio livros que abordam temas tão controversos que envolvem adolescentes e jovens, não posso senão sentir-me algo perturbada.)

A história está construída de uma forma interessante. Cada capítulo é narrado por uma personagem diferente, que vai contando os acontecimentos pelo seu ponto de vista. São os testemunhos de quem esteve de alguma forma envolvido no caso.
No final chegamos à conclusão de que um acontecimento não pode ser visto apenas como um facto isolado. Tudo provém de alguma outra situação, e tudo tem as suas consequências. No fundo, tudo e todos estão interligados.
Achei interessante que depois de tudo ter acontecido apenas duas palavras sobraram a muitos dos envolvidos: “E se…?”
Quantas vezes as mesmas palavras nos aparecem na mente nas nossas próprias vidas?
Enfim… é algo que me deixou a pensar.
Um bom livro, para quem está farto de históriazinhas cor-de-rosa irreais.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)