“Testemunho” de Anita Shreve

Sinopse:
Uma pequena cassete de vídeo chega às mãos do director da conceituada Academia de Avery - uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever. Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intrincada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído?


À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.

A minha opinião:
Um dos meus livros favoritos é desta mesma autora (A Praia do Destino), li, aliás, todos os livros que ela já publicou em Portugal, e embora uns me tenham cativado mais que outros, encontrei o mesmo tom, a mesma forma de escrita, um certo tom intimista e envolvente, que nos enrola na narrativa e nos faz sentir como parte da mesma.

Relativamente a este livro, e principalmente pelo tema que aborda, só posso dizer que o achei interessante e no mínimo, perturbante.
(Não há dúvida que o facto de ser mãe modificou a minha forma de ver o mundo, e quando leio livros que abordam temas tão controversos que envolvem adolescentes e jovens, não posso senão sentir-me algo perturbada.)

A história está construída de uma forma interessante. Cada capítulo é narrado por uma personagem diferente, que vai contando os acontecimentos pelo seu ponto de vista. São os testemunhos de quem esteve de alguma forma envolvido no caso.
No final chegamos à conclusão de que um acontecimento não pode ser visto apenas como um facto isolado. Tudo provém de alguma outra situação, e tudo tem as suas consequências. No fundo, tudo e todos estão interligados.
Achei interessante que depois de tudo ter acontecido apenas duas palavras sobraram a muitos dos envolvidos: “E se…?”
Quantas vezes as mesmas palavras nos aparecem na mente nas nossas próprias vidas?
Enfim… é algo que me deixou a pensar.
Um bom livro, para quem está farto de históriazinhas cor-de-rosa irreais.

4 comentários:

Débora Lauton on 17/3/10 disse...

Dessa autora eu li A mulher do piloto (não sei se tem o mesmo nome aí) e eu amei... é muito realista...
Esse eu não conheço, mas vou pesquisar...

beijos,
Dé...

Marta on 17/3/10 disse...

Olá Fernanda
Neste momento ando a ler este livrinho, por isso vou deixar a leitura deste poste para mais tarde.
Aproveito para enviar um beijinho

bauny on 17/3/10 disse...

Olá Fernanda! Eu tb adorei a Praia do Destino!! Este parece ser interessante... a tua opinião fez-me lembrar o sentimento que tive ao ler Jodi Picoult (Dezanove Minutos) embora me pareça que esta última seja mais perturbadora... Bjs e boas leituras!!

Bia on 22/3/10 disse...

Olá querida amiga Fernanda,
Estou aqui para convidá-la a conhecer meu novo blog especializado em Suspenses Românticos, tanto de banca quanto de livraria.

Amor, Mistério e Sangue

Espero que goste e o receba com muito carinho, assim como você sempre fez com o Livros de Bia, que também não ficará esquecido!

Bjs

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)