Ler está na moda?

Eu acho que sim. É olhar à nossa volta, por exemplo na praia... há mesmo muita gente de livrinho na mão, entretida a debicar as palavras ao mesmo tempo que o sol lhe beija a pele.
Gosto imenso de bisbilhotar o que os outros leêm. Na minha última incursão à praia encontrei, para além dos habituais livros de auto-ajuda, José Rodrigues dos Santos, Miguel Sousa Tavares, e mais um ou outro autor estrangeiro também conhecidos.
Os portugueses lêem mais nas férias? Acho que sim. Ler está na moda. 
A música dos óculos de sol tem definitivamente de ser revista:

«Já arranjei muito bem tudo quanto convém p'ra praia levar
 Um pente, um espelho, um baton, um livro(!) e um creme muito bom p'ra me bronzear.
Tenho o meu rádio portátil e o biquini encarnado também está no meu rol 
E como é bom de ver não podia esquecer os meus óculos de Sol (...)»

;)

10 comentários:

Marta on 13/8/10 disse...

Concordo contigo... Ler esta na moda.... E a minha filha já sabe isso, volta e meia esta no sofa com um livro meu na mão. Não sabe ler, mas diz que esta a ler o meu livro... Assim seja, pois assim já sei a quem os deixar de herança.
Beijinho e bom fim de semana

Jacqueline' on 13/8/10 disse...

Sim é verdade. Quando fui à praia vi mais famílias PORTUGUESAS inteiras com um livro. Antes só via estrangeiras...

Jacqueline' on 13/8/10 disse...

Já agora, também gosto muito de saber qual o livro que os outros estão a ler :P

Laelany on 13/8/10 disse...

Também concordo que se está a ler muito mais em Portugal...o que é óptimo!! E também acho que nunca se editaram tantos livros como agora.

Fico feliz por ser uma dessas pessoas que está na praia com um livro na mão. E sim, também gosto de "cuscar" os livros dos outros ;)

tonsdeazul on 15/8/10 disse...

Também acho que sim, que há cada vez mais povo a ler, o que é muito bom! Mesmo assim ainda continuamos muito aquém dos restantes amigos europeus.
Este Verão o que vi pela minha praia, nas mãos dos portugueses, foi José Rodrigues dos Santos, Sam Savage, Stephenie Meyer e alguns livros da Colecção de Verão do jornal DN.

Kássia Kiss on 15/8/10 disse...

Um bom hábito que esperemos se mantenha!

Borboleta on 16/8/10 disse...

Eu nas "minhas" praias não como vamos de leituras, pk infelizmente não tenho tido oportunidade de ir :(, mas sei que no autocarro a caminho do trabalho e na altura de regresso a casa ja somos umas 3 ou 4 pessoas que vamos entretidas com um livrinho :))!!!

É bom sinal, mas tenho pena de conhecer algumas pessoas amigas, que ainda me dizem que não gostam de ler :(

Paula on 17/8/10 disse...

Também gosto de cuscar os títulos que os outros lêem :P e cada vez lê-se mais. Muito bom!
Abraço

Landslide on 18/8/10 disse...

Também reparei este ano num aumento de leitores na praia. Gostei particularmente de ver famílias a ler, espero que seja um sinal de mudança!

E sim, também gosto de cuscar o que os outros lêem!

Anónimo disse...

Bonito post... Eu também adoro cuscar as leituras dos outros.

Ana Pereira

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)