Livros ou Filmes?

É a eterna questão: leio primeiro o livro ou vejo primeiro o filme?
Hoje em dia tenho uma certa regra no que diz respeito a este assunto. Se leio um livro é pouco provável que venha a ver o filme, e então se vejo o filme ainda é menos provável que algum dia venha a ler o livro que lhe deu origem.
Sou uma apaixonada pelos dois géneros e acho que cada um deles tem a sua riqueza, por isso tento sempre manter as duas coisas em separado.
O que me acontecia, salvo raras excepções como "O Perfume" (livro de Patrick Süskind, adaptado para o cinema numa produção europeia), sempre que via um filme cujo livro já tinha lido, acabava por ficar extremamente desiludida. Ou porque a forma como a história me era apresentada diferia largamente da ideia que eu tinha, ou porque esta ou aquela personagem não coincidiam com o meu casting pessoal. Enfim, mil e uma razões.
Mas na verdade estas divergências são perfeitamente naturais!
Um filme, na sua maioria das vezes, não é mais do que a interpretação de um livro. Alguém interpreta o livro e transforma-o em filme. É um trabalho executado por várias pessoas, não só os argumentistas, como o realizador, e até os próprios actores, que dão o seu cunho pessoal à personagem.
No caso da leitura de um livro, é o próprio leitor o seu único interprete, criando um filme com a sua imaginação. E com isso, meus amigos, não há rivalidade possível.
Por tudo isto acho que comparar livros e filmes não se deve fazer. São dois tipos de entretenimento (ou educação) completamente diferentes. Enquanto que um é obviamente mais visual, o outro é mais intelectual, e embora existam casos em que um pode ser complemento um do outro, para mim são mesmo águas que não se devem misturar.

E para vocês?

4 comentários:

Manuela on 8/4/11 disse...

Fernanda, faço o mesmo que tu. Se leio o livro já não vejo o filme e vice-versa. Tive a minha primeira desilusão com o famoso filme "ET" em que de seguida li o livro e fiquei completamente desencantada!
Beijinhos.

Neptuno_avista on 8/4/11 disse...

Olá! Já houve vários filmes baseados em livros que já tinha lido que vi. Gosto de ver como interpretaram o livro. Claro que já houve desilusões, mas também houve alguns que me deixaram satisfeita. Acho que até agora aquele que mais me desiludiu foi o Eragon que fugiu completamente à história, mas também foi considerado um dos piores daquele ano segundo li. E por causa disso não houve continuação da saga em filme. Beijinho

A minha biblioteca on 9/4/11 disse...

Bem eu já vi filmes inspirados em livros que li que me desapontaram, mas também já aconteceu eu não gostar muito do livro e adorar o filme.

Clarinda on 12/4/11 disse...

Se leio, geralmente, já não vejo o filme mas, se vejo o filme e gosto, então apetece-me ler o livro.
Mas já tive grandes desapontamentos, quer duma forma, quer doutra!

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)