"A Cor da Memória" de Care Santos

Certos livros são difíceis de classificar. Este é um bom exemplo.
Se o tivesse de fazer, não conseguiria atribuir-lhe um género, pois a meu ver, contem um pouco de tudo.
Intriga a
Mistério a
História a
Romance a
Posto isto, como o classificaremos? Talvez seja melhor o apresentar como uma saga família, pois na verdade, é disso que se trata. A saga da família de Amadeo Lax, um suposto pintor espanhol muito afamado. Digo suposto, pois nas minhas buscas não consegui encontrar nenhuma referência ao mesmo que não estivesse ligada a este livro. Esse para mim é o primeiro ponto a favor da autora, pois consegue criar uma pseudo-realidade e basear nela a construção deste romance. Pseudo-realidade porque intervalando certos capítulos podemos encontrar descrições de quadros, supostas cópias de notícias, aparentes estudos sobre esse pintor e a sua obra. De tal forma verosímeis que até ao final do livro, queremos crer que o Amadeo Lax existiu e que a sua obra deverá estar em exibição em um qualquer museu de Barcelona, o que na realidade não acontece.

Neste seu romance, o primeiro que leio dela, Care Santos conseguiu sem dúvida conquistar-me. Encantou-me a sua escrita, tão harmosiosa quanto melodiosa. E também de algum modo camaleónica, pois conseguimos distinguir diversos tipos de escrita entre capítulos. Nisso, ela mostrou-se um verdadeiro génio.

É sem dúvida um livro poderoso. Quase que nos sentimos enfeitiçados sobre a história daquela família, queremos descobrir mais, saber mais, sobre o mistério que envolve a partida de Teresa Brusés, mulher de Amadeo, mas também sobre o que aconteceu há tantos anos atrás entre Amadeu e o seu irmão Juán, e sem dúvida perceber porque há portas que não devem ser abertas na mansão Lax.

Um livro excelente, na linha de Carlos Ruiz Záfon e Ângela Becerra, que recomendo!

Podem tirar as vossas dúvidas e começar a ler as primeiras páginas aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)