Jojo Moyes fala sobre "A Última Carta de Amor"


A propósito do livro "A Última Carta de Amor", tive a oportunidade de trocar umas palavrinhas com a autora, Jojo Moyes. :)
Para quem andou despistado, este livro, tal como o nome indica, anda à volta de uma carta de amor, que foi encontrada por acaso ao fim de 43 anos.
Ao longo do livro, os capítulos são apresentados de uma forma original, com excertos de textos encontrados em cartas ou mensagens trocadas entre um homem e mulher, sejam eles por sms, por email ou por carta.
Comentei com ela que a perda do hábito de escrever cartas é algo que me entristece um pouco. Mas confesso, mesmo querendo, hoje em dia, é difícil. Ou melhor dizendo, é mais fácil um email ou um sms. Dá menos trabalho, é mais rápido, mas… sem dúvida que se perde a magia.

Bem, voltando ao livro, uma das perguntas que os autores devem estar fartos de ouvir é esta, mas neste caso, não resisti a fazê-la:

Como surgiu a ideia para esta história, Jojo? Será que alguma carta perdida lhe caiu no colo? ;)
Gostava imenso que nos contasse a história por trás desta história. Pode ser?

A história surgiu-me em duas ocasiões distintas. A primeira foi através de uma prima que nunca tinha recebido uma carta de amor. Ela é um pouco mais nova do que eu, mas mesmo assim fiquei admirada ao pensar que hoje em dia as cartas de amor chegam através de email ou sms. Fiquei triste ao aperceber-me que uma geração inteira nunca irá entender a emoção de escrever e enviar ou receber uma verdadeira carta de amor.

A segunda ocasião foi num bar onde eu estava sentada a ouvir um grupo de mulheres atrás de mim a discutir sobre um sms recebido por uma delas. A mensagem dizia: “Até breve. Beijo” (no original: “Later. x”).
Elas estavam a tentar chegar à conclusão sobre o que queria dizer esta mensagem. Será que ele gostava dela? Será que não? Era o “beijo” significante? Deveriam ter sido “beijos” em vez de “beijo”?
Elas continuaram durante imenso tempo nestas considerações e eu apercebi-me como apesar de todos estes novos meios de comunicação, às vezes ainda complicamos mais as coisas. Esta mulher não tinha ideia sobre se aquele homem gostava dela, porque ela apenas podia tentar “ler” qualquer coisa entre as poucas palavras.
E pensei em como tudo era tão diferente quando se recebia uma verdadeira carta…

Obrigada mais uma vez Jojo pela sua simpatia e disponibilidade!


Podem ler a minha opinião sobre este livro aqui.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)