"A Princesa do Corgo" de Emílio Miranda


Costumo a dizer que não sou uma aficionada de livros históricos (embora muitas vezes me tenham provado que não é bem assim! lol), mas a verdade é que gosto de intercalar um ou outro deste género nas minhas leituras. Quando o livro aborda a história de Portugal e ainda por cima o autor escreve na língua de Camões, para mim é ouro sobre azul.

Na verdade, acho que nunca li um livro como este, que me levou a viajar até à época de D. Dinis e à forma como o comum dos mortais vivia nesses tempos. A influência da Igreja, o abuso do poder por parte da nobreza, a fome e as dificuldades pelas quais passava o povo. As personagens são fascinantes por soarem tão reais e por se tornarem tão “nossas”. Adorei a forma como o autor incorpora os pensamentos, moralidade e convicções de cada uma delas na narrativa. Lindo!
Mas na realidade, o mais fascinante deste livro, e que a meu ver merece todo o crédito e destaque, é percebermos como era construída uma vila em Portugal naquela época. Pedra a pedra, cada muralha, cada edifício, construídos com suor e sangue e extrema dedicação, são ainda hoje encontrados em todas as cidades deste nosso Portugal. Era assim que eram construídos e ainda hoje muitos deles se mantêm orgulhosamente de pé.

Adorei ler A Princesa do Corgo e a grande vontade que este livro me deixou foi revisitar a cidade que aprendi como foi construída, Vila Real, e vê-la certamente com outros olhos, talvez procurando em cada esquina alguma das personagens que enriqueceram a história.
Os meus sinceros parabéns a Emílio Miranda pelo seu excelente trabalho de pesquisa e pelo amor que notoriamente devota às letras.
Muito obrigada por me ter lançado este desafio!

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui ou visitem o site do autor.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)