Opinião: "A Bela Americana" de Jess Walter

Desconfio sempre quando um livro anuncia grandes críticas...
«Para quê poupar nas palavras? É uma obra-prima absoluta.» afirma Richard Russo, considerado um dos maiores escritores contemporâneos da América; «Melhor Livro do Ano» anuncia a Esquire, uma revista masculina, fundada nos E.U.A. em 1932, e hoje publicada em diversos países do mundo; «Livro notável do ano» categoriza tanto o New York Times como o Washington Post, e finalmente, o New York Times Book Review, vaticina «Vão adorar  este livro.» 

É de ficar com um pé atrás, não?
Talvez não.
Garanto-vos que, neste caso específico, não.

"A Bela Americana" é realmente um romance notável, invulgar, tremendo.
Diferente de tudo o que já li, com um enredo fascinante, montado de forma original e peculiar, é um livro que dificilmente irei esquecer. A sinopse revela bastante (ler aqui) mas não nos diz a forma engenhosa como personagens reais, como Elizabeth Taylor e Richard Burton, são introduzidas como personagens ativas na história. Acreditem que não sabemos onde acaba a realidade e onde começa a ficção, de tal forma estão entrelaçados os laços entre personagens. Quase nos faz querer e crer que é na sua integra, uma história verídica.

Apaixonei-me pelas personagens principais. Pasquale, o jovem italiano sonhador, dono de um insólito hotel, ao qual eu mais classificaria como pensão e  Dee Moray, a dita bela americana, que vai ali parar devido a uma série de percalços e cujo desaparecimento após alguns dias se vai transformar no elo de ligação entre todas as histórias e personagens que se seguem.

Foi uma leitura muito cativante, intensa e simultaneamente curiosa. Não consegui parar de ler até ao último capítulo. E menciono-o porque este é um capítulo que talvez eu não gostaria de ter lido. É um capítulo diferente de todo o resto do livro. Escrito à laia de conclusão, trás-nos de volta à realidade, a uma realidade de Hollywood, em que nada é o que parece e o que não devia parecer, até é.
É mesmo muito provavelmente, o melhor livro do ano.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)