Opinião: "A Família Sogliano" de Sveva Casati Modignani

Após "O Barão" e "Mister Gregory", Sveva regressa às personagens principais femininas, fortes, inspiradoras e inesquecíveis. A história de "A Família Sogliano" passa pela história de Orsola, uma mulher do norte de Itália que entrou para a família através do casamento com Edoardo, e que agora, após a morte do marido, se vê a braços com a continuidade do negócio de família, os corais, e a integridade da mesma, uma vez que um segredo avassalador vem abalar os seus alicerces.
É através de Orsola, das suas recordações, e da sua sogra Margherita e das suas memórias, que vamos aprendendo como se desenvolveu e cresceu esta família tão poderosa quanto influente.

Mas a história da família passa também pela história da indústria do coral em Torre del Greco, localidade que é conhecida pelos especialistas do coral deste o século XV.
Com a minuciosa pesquisa de Sveva, o livro é não só um romance, como um verdadeiro manual de ensinamento sobre esta arte maravilhosa, que apenas reconhecemos o seu resultado, peças como as que aqui partilho.

É esta a preciosidade que encontro nos romances de Sveva, aprendemos sempre algo, ou sobre o mundo da alta finança, ou sobre os conflitos da classe trabalhadora na Itália dos anos 60, ou, como neste livro, sobre uma empresa de sucesso na indústria do coral.



Adorei as personagens! Sendo que todas tem o seu lugar e a sua função na construção desta fabulosa história.
Como sempre, muito bom!
Gracie, Sveva. :)

Para mais informações podem espreitar aqui e também começar a ler o livro aqui.
Este é daqueles que não podem perder!



Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)