"O Som do Silêncio" de Rosamund Lupton (opinião)

Bem, antes de ler este livro, aconselho-vos vivamente a ver um ou dois episódios de um programa do Canal História, que é baseado exatamente na estrada onde se passa a ação deste livro: a Dalton Highway.
Se não conseguirem ver este "Ice Road Truckers", podem também espreitar um outro, mas no National Geographic Channel, "Auto Estrada Infernal", que aborda uma estrada de 100 kms que passa pelas montanhas Cascade no Canadá, bem mais abaixo que o Alaska.

Isto só para conseguirem entrar plenamente na história. Sim, porque acredito que a maioria de vós, tal como eu, não imagina o que são 45º abaixo de zero.

A Dalton Highway é uma estrada no Alaska com características peculiares. É uma das estradas mais isoladas dos Estados Unidos, embora com um bom fluxo de veículos, na sua maioria, camiões.

Durante o verão, o fluxo chega aos 160 camiões por dia, mas no inverno, chega aos 250. E esta, hein? É que durante o inverno a estrada é mais comprida, chegando aos campos de petróleo no meio do mar, embora só possam passar veículos autorizados. Ou seja, parte da estrada é gelo. Arrepia, não é? Esperem pela leitura.


Para mim Rosamund Lupton consegue transmitir o que escreve com uma intensidade brutal. Parece que entra em contacto direto com os nossos neurónios literários. ;) Por essa razão me apaixonei pela sua escrita com o "Irmã" e a seguir com "Depois".

Agora ela apresenta-nos uma nova história, "O Som doSilêncio" e acreditem, o título em português foi mesmo muito bem escolhido (em inglês é The Quality of Silence). É que para além de toda a aventura que envolve a busca do pai de Ruby / marido de Yasmin, que já só por si é complicada, há um pormenor que altera toda a dinâmica da história: Ruby, uma menina de 10 anos é surda desde nascença.

À medida que uma tempestade terrível se aproxima, e contra toda a lógica, elas decidem prosseguir o seu caminho. Mas um camião desconhecido persegue-as. Será para as ajudar? Então porque não se identifica? E o que está por trás do desaparecimento do pai? Terá alguma coisa a ver com o fracturamento hidráulico que cada vez mais invade o Alaska?

Tantas perguntas sem resposta. E coragem de uma menina que enfrenta a escuridão silenciosa.

Não percam este livro. É daqueles que valem mesmo a pena.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)