"Isto Vai Doer" de Adam Kay (OPINIÃO)


Um livro escrito por um médico que agora é comediante tem de ser algo fora do normal. E é! Adam Kay, que agora se dedica na integra à comédia e a escrever guiões para a televisão, foi durante muitos anos médico no Serviço Nacional de Saúde britânico. Durante esse tempo manteve um diário sobre os casos que lhe passavam pela mão, e após rever o diário com o apoio de um advogado (para evitar eventuais processos), decidiu publicar este livro para, de uma forma divertida, revelar o stress a que os médicos ingleses são sujeitos durante os primeiros anos do seu percurso profissional. Na verdade, tudo isto seria trágico se não fosse tão hilariante.

Adam Kay foi médico de obstetrícia e ginecologia pelo que na sua carreira ajudou a nascer milhares de bebés. As inúmeras experiências boas que teve nesse trabalho não conseguiram, no entanto, retirar o peso do que de mau acontecia, para além do que, como ele bem demonstra, um médico no SNS britânico não pode, nem consegue, ter uma vida social e familiar normal. Foi uma época bastante desgastante, mas Adam conseguiu sobreviver. Este não foi o seu pedido de ajuda, mas um abre olhos para todos os que se apressam a julgar os médicos e tomar partido do governo que cada vez mais os estrangula. Isto, obviamente no Reino Unido.

Pode parecer um pouco que o livro é demasiado sério, mas bem pelo contrário. Esta é só a mensagem que retiramos no final. Ao ler o livro soltamos umas belas gargalhadas e a escrita completamente descomplexada de Adam torna a leitura ainda mais divertida. Todos os termos técnicos utilizados são explicados em forma de nota do autor, pelo que por vezes até as próprias notas são divertidas de ler, embora simultaneamente explicativas.

Em suma, "Isto Vai Doer" é um livro que apesar de não ser uma das minhas primeiras escolhas, caiu-me no colo num dia oportuno e que devorei rapidamente. Diverti-me e aprendi bastante. E fiquei com a sensação que os médicos ingleses têm de ter uma capacidade sobrenatural para conseguir avançar na sua carreira profissional. Ou então têm de ter uma veia de comediante, como Adam Kay. Gostei imenso e diverti-me muito. Recomendo.

0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)