Em destaque: "Ao Serviço de Portugal - Uma viagem ao interior dos serviços secretos" de Jorge Silva Carvalho

Sinopse:
Em 2016, Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), o serviço português de inteligência externa, foi condenado em tribunal por violação de segredo de Estado, acesso a dados pessoais e devassa da vida privada. Na altura, como até hoje, contestou essa sentença - e, dois anos depois, quebra o silêncio com um livro que não se limita a abordar «o seu caso», mas que é, também, uma viagem à história e à vida recente dos serviços secretos portugueses. Nele, responde a questões que interessam a todos nós: como se organizam os serviços de informação? Quais são os limites e o alcance do trabalho dos «espiões portugueses»? É possível manter um serviço de inteligência sem atravessar as fronteiras da legalidade? 

Numa linguagem viva e direta, resultado de longas conversas, Jorge Silva Carvalho começa por recordar as acusações durante a última sessão do seu julgamento, recua aos tempos da formação no SIS, à especialização em contraespionagem, à formação da «Casa da Rússia», a atividade dos serviços em alguns casos de vigilância e contrainformação, e mostra — pela primeira vez — como decorrem essas operações em Portugal e no estrangeiro.


Sobre o autor:
Jorge Silva Carvalho nasceu em Lourenço Marques em 1966. Licenciado Direito em Lisboa (FDL) e Mestre em Gestão de Empresas, entrou para o Serviço de Informações de Segurança (SIS) em 1991. Desde muito cedo ocupou vários cargos dirigentes nos serviços de informações, tendo terminado a sua carreira como diretor-geral do SIED – sendo um especialistas de referência em informações, segurança nacional e internacional, espionagem e contraespionagem, vigilância e contra vigilância. Foi professor de Direito e Segurança em várias universidades e fundou o primeiro curso de pós-graduação português em Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. Desde 2011 que trabalha no setor privado como gestor de empresas e consultor em matérias de segurança e inteligência estratégica e económica.

0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)