Opinião: "A Biblioteca da Meia-Noite" de Matt Haig

Este livro não é nada daquilo que eu estava à espera. É o que dá não ler as sinopses e embarcar numa leitura encantada com o título. Mas... acabou por ser um livro extraordinário! Principalmente para quem, como eu, gosta de teorias do multiverso, ou de universos paralelos.

A premissa é esta: entre a vida e a morte, ou seja às 0:00, existe uma biblioteca onde existem os livros das nossas vidas, ou melhor dizendo, das vidas paralelas que surgem sempre que tomamos uma decisão importante. Curiosos? Pois Nora, a nossa personagem principal, encontra-se entre a vida e a morte, e portanto, dentro da biblioteca. O que Nora tem de fazer para sair dali é experienciar as vidas das diferentes Noras, até encontrar uma que a satisfaça plenamente. Esta é a teoria. Mas a realidade é outra. O que tem de acontecer para que Nora possa sair dali é algo diferente. Ela tem de aprender com as suas diversas vidas, que cada uma delas é a mais especial, a certa para cada uma das Noras, e tomar consciência que a sua vida, é a que realmente vale a pena, pois existem pormenores que fazem toda a diferença. O problema é que, como muitos de nós, ela ainda não reparou nisso. E mais não posso revelar. Só vos digo que acompanhar Nora foi uma viagem e peras!

A história está brilhantemente contada. Arrasta o leitor para dentro de cada situação e mantém-no cativo até ao fim. Matt Haig escreveu um livro fabuloso de ficção especulativa, que nos leva a analisar a nossa própria vida, as nossas decisões e aquilo que encaramos como essencial. Simplesmente adorei e recomendo-vos a sua leitura sem hesitações! Não se vão arrepender.

=============================================

Deixo-vos a sinopse:

Se pudesse escolher a melhor vida para viver, o que farias?

No limiar entre a vida e a morte, depois de uma vida cheia de desgostos e carregada de remorsos, Nora Seed dá por si numa biblioteca onde o relógio marca sempre a meia-noite e as estantes estão repletas de livros que se estendem até perder de vista. Cada um desses livros oferece-lhe a hipótese de experimentar uma outra vida, de fazer novas escolhas, de corrigir erros, de perceber o que teria acontecido se tivesse escolhido um caminho diferente. As possibilidades são infinitas e vários horizontes se abrem à sua frente.

Mas será que algum desses caminhos lhe proporciona uma vida mais perfeita do que aquela que conheceu? Na altura da escolha final, Nora terá de olhar para dentro de si mesma e decidir o que de facto lhe preenche a vida e o que faz com que valha a pena vivê-la.

A Biblioteca da Meia-Noite transformou-se num bestseller a nível internacional, com um milhão de livros vendidos em todo o mundo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)