Opinião: "Sira" de Maria Dueñas

Foi uma delícia voltar a encontrar Sira, a personagem que me conquistou em O Tempo Entre Costuras. Desta vez encontramo-la casada com o seu amigo Marcus, que tanto a ajudou no primeiro livro. Ruma a Jerusalém, numa aventura em que apenas acompanha o marido. Não tendo nenhum projeto pessoal em curso, Sira não é capaz de ficar quieta e rapidamente se vê envolvida em todo o teatro político que se desenrola em Jerusalém.

Faço aqui um pequeno aparte, dizendo-vos que com este livro tive uma experiência engraçada e um pouco fora do normal. À hora de almoço lia o livro, e ao final do dia, enquanto apreciava o por de sol de fim de outubro junto à praia, lia ao meu marido as passagens relativas às interessantíssimas informações histórico-politicas que a autora fornecia por entre a história de Sira. Foram uns quantos finais de tarde bem aproveitados, pois aprendi imenso sobre a luta por Jerusalém quando era governada pelo Reino Unido.

A Segunda Guerra Mundial entretanto termina, e Sira é colocada uma vez mais à prova. O destino exige que ela dê a volta e se reinvente. Sem entrar em muitos detalhes, pois não desejo estragar-vos a leitura, posso que dizer que ela segue para o Reino Unido e de lá regressa a Espanha, novamente encarnando o papel de colaboradora dos Serviços Secretos Britânicos, para acompanhar, como pseudo-jornalista, a visita de Eva Péron ao país de Franco. Aí posso dizer que me senti completamente transportada para a época e estive lado a lado com Sira, admirando a força da natureza que era Evita, e vendo a forma como o povo espanhol a recebia. 


Maria Dueñas, a autora, é uma verdadeira contadora de histórias. Encanta-nos, quase que nos hipnotiza, e leva-nos de mão dada até lugares e situações longínquas no tempo. Não vos conto mais sobre a história deste livro. Quero que se encantem e fascinem como eu. As 608 páginas voam num ápice, e Sira é novamente aquela personagem carismática, atrativa e inesquecível, com mais força e determinação que no primeiro livro. Adorei e recomendo sem hesitações.

Recordo igualmente a oportunidade maravilhosa que tive em estar à conversa com Maria Dueñas, quando ainda era possível o fazer sem restrições - aqui.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)