Opinião: "Os Quatro Ventos" de Kristin Hannah

Este livro é um duro retrato da era apelidada de Dust Bowl (tigela de poeira), que foi um um fenómeno climático de tempestades de areia e seca extrema que ocorreu nos Estados Unidos da América durante a década de 1930 e que durou quase dez anos. Contribui e muito para o agravamento da crise económica que já assolava o país deste os fins da década anterior, e que ficou conhecida como A Grande Depressão.

O tema que Kristin Hannah aborda neste livro era-me totalmente desconhecido. E confesso, fiquei chocada com o que se passou entre pessoas do mesmo país, a forma como tão cruelmente se ignorou e destruiu o chamado Sonho Americano. Fez-me pensar imenso na situação atual dos migrantes, refugiados. Acho que a máxima de "olhar para trás e aprender com os erros" não está a ser usada. E os erros continuam a repetir-se.

Relativamente aos livros de Kristin Hannah, julgo já ter dito isto anteriormente, ela é uma verdadeira contadora de histórias, e neste não é exceção. Ela arrasta-nos para dentro da história, no meio de tempestades de areia e pó, que nos soam de tal forma reais, que damos por nós quase a tossir. 

As personagens, perfeitamente imperfeitas, conquistam-nos pela sua perseverança e ânimo. São verdadeiros exemplos de luta e conquista. Desde o casal Tony and Rose Martinelli, aos seus netos, e obviamente à própria Elsa, todos eles me pareceram tão reais. Tive pena que ela não tivesse dedicado mais um ou dois capítulos à história dos avós Martinelli, emigrantes italianos que chegaram ali apenas com um sonho. Mas Elsa, a mãe, superou todas as minhas expectativas. Ela é a personagem que mais admiramos, que nos inspira. Ela é uma lutadora, uma mãe inesquecível.

Gostei muitíssimo desta leitura. Foi uma leitura perfeita para final de ano. No entanto, tenho de o admitir, soube-me a pouco. Fiquei com vontade de saber mais sobre esta época, sobre esta década nos E.U.A. que tanta gente destruiu. Acho que o livro cumpriu mais uma das suas funções: espicaçar o leitor acerca de um tema. Muito bom!

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

O Regresso de Isabel Allende

O Regresso de Isabel Allende
Uma viagem maravilhosa.

A fabulosa Tetralogia Napolitana - Amiga Genial

A fabulosa Tetralogia Napolitana - Amiga Genial
Espreite a minha opinião e decida-se finalmente a ler os livros de que todos falam.

O que espera por ter estes dois livros na sua estante?

O que espera por ter estes dois livros na sua estante?
Maria Dueñas, a autora, é uma verdadeira contadora de histórias. Encanta-nos, quase que nos hipnotiza, e leva-nos de mão dada até lugares e situações longínquas no tempo. - Fernanda Carvalho de "As Leituras da Fernanda"

"Gente Feita de Terra" - o último livro de Carla M. Soares.

"Gente Feita de Terra" - o último livro de Carla M. Soares.
Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)