Em destaque: "Ressurrecta" de Vic Echegoyen

 755. Lisboa treme. O mais fascinante acontecimento do século XVIII, contado minuto a minuto, num romance coral, vibrante, sensorial e humano.

Sinopse:
Lisboa, 1755.
O Dia de Todos os Santos amanhece ensolarado e festivo. Nada faz prever que uma série de terremotos de uma intensidade nunca vista destruirá igrejas e palácios. O tsunami que os segue, juntamente com o apocalíptico incêndio subsequente, transformará a festa em tragédia para o rei e a sua corte, mas também para galés e prostitutas, monges, damas, cirurgiões, soldados, marinheiros e até mesmo para um pequeno macaco.

História coral e vibrante, mas, ao mesmo tempo, humana, Resurrecta narra, minuto a minuto, as seis catastróficas horas que transformaram a História de Europa.

Um romance que atinge o coração do leitor sob a aparência de desordem e horror, através de um mosaico das emoções das suas personagens: da responsabilidade do ministro do rei à sede de vingança do réu; do médico assoberbado à jovem que arrisca a própria vida para salvar o seu amado; do castrato que canta para as vítimas até à freira que foge do convento para as socorrer. Todos eles serão os pilares da nova Lisboa ressuscitada dos seus escombros.

Críticas de Imprensa:
«Ressurrecta é um apelo a favor da civilização e da capacidade do ser humano de superar as adversidades.» El Correo

NOTA DO AUTOR
«Banalizar o Grande Terramoto de Lisboa seria uma falta de respeito pelas vítimas, pelas testemunhas e também pelos leitores. Acima do caos e do horror, Lisboa significa para mim a vontade de viver e a esperança.» Vic Echegoyen

Sobre a autora:
Vic Echegoyen nasceu em Madrid em 1969, oriunda de uma família de escritores hispano-húngaros (incluindo Sándor Márai e Imre Madách), cineastas, músicos e pintores. Estudou Jornalismo e começou a sua vida profissional na agência EFE, tendo mais tarde decidido tornar-se linguista. Atualmente, é tradutora e intérprete em organizações internacionais (fluente em alemão, húngaro, francês, inglês, russo e italiano) e também escritora e pintora por vocação. Vive entre a Hungria, Viena e Bruxelas. Entre os seus escritores preferidos estão Pío Baroja, László Passuth ou Patrick O'Brian. É coautora do Dicionário de Regionalismos da língua espanhola e é apaixonada por escrever histórias baseadas na Idade Média, o Barroco e o Iluminismo. O seu primeiro romance, El lirio de fuego (Ediciones B,2016), foi finalista do IV Prémio de Novela Fernando Lara. Depois publicou La voz y la espada (Edhasa, 2020). O seu domínio narrativo neste género literário, promete um futuro difícil de superar. Resurrecta, o terceiro romance de Vic Echegoyen, foi publicado em Espanha pela editora Edhasa e sairá em Itália em 2022, pela editora Piemme (Mondadori).

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)