Opinião: "Pássaros Feridos" de Colleen McCullough

Esta opinião teve de ser muito bem (di)gerida antes de publicar. É que não é todos os dias que se (re)lê um livro destes, com uma histórias destas, e escrito por uma autora destas.

Aceitei o gentil convite da Bertrand Editora para ler esta nova edição, com uma capa lindíssima, a quem muito agradeço a oportunidade. E assim que me senti preparada, lá embarquei eu nesta viagem.

Ora, reler um livro que já lemos, pode ser uma coisa interessante. 

      • Podemos ler e não gostar (já me aconteceu!);
      • Podemos ler e gostar ainda mais;
      • E podemos descobrir coisas que não descobrimos na primeira leitura, ou que, pelo menos, não tiveram a mesma importância nessa altura.
No caso de "Pássaros Feridos" eu pico as duas últimas opções.

A primeira vez que li este livro foi em 2010, há 13 anos!! Mas, acreditem ou não, a minha opinião, belissimamente escrita ;), mantêm-se atual. Podem lê-la aqui: https://as-leituras-da-fernanda.blogspot.com/2010/03/passaros-feridos-de-colleen-mccullough.html 

Obviamente que, a história lida agora, me pareceu ainda mais intensa. Talvez por ser mais velha, li os acontecimentos com outro olhar, tendo-me emocionado bastante, sentindo-me muitas vezes arrebatada! Também me identifiquei mais com a protagonista da segunda parte do livro, em que já é mãe de filhos jovens adultos, e condoí-me muitíssimo com a sua ansiedade e sofrimento pelo destino dos filhos.

De resto, viajei!  No espaço, deliciando-me com aquelas paisagens que ia simultaneamente procurando no Google, e no tempo, acompanhando a participação da Austrália na II Grande Guerra, e olhando para a mesma, de outro ponto de vista, o do Pacífico.

É um livro que recomendo a todos que não tenham lido, e a todos os que já o tenham lido há mais de 10 anos. Vão ter uma bela surpresa!!




Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)